A primeira caminhada espacial feita somente por mulheres!

No dia 18 de outubro de 2019 as astronautas Christina Koch e Jessica Meir fizeram história ao realizarem a primeira caminhada espacial apenas com mulheres, desde 1965! Esse é mais um importante passo para a igualdade de gênero no meio científico.

As astronautas Christina Koch (à esquerda) e Jessica Meir (à direita) que realizaram a primeira caminhada espacial só com mulheres. Foto: Divulgação/NASA.

No dia 18 de outubro de 2019, as engenheiras de voo da Expedição 61 à Estação Espacial Internacional, Christina Koch e Jessica Meir, da NASA, fizeram história ao realizarem a primeira caminhada espacial apenas com mulheres. Embora essa seja a 221ª caminhada espacial feita para a manutenção da estação espacial, e a 43ª a incluir mulheres (equipes mistas), essa é a primeira a ser conduzida somente por mulheres!

Nessa caminhada, que durou 7 horas e 17 minutos, as duas astronautas realizaram a substituição de um componente de carregamento de energia que estava com falha, conhecido como unidade de carga e descarga da bateria (BCDU, sigla em inglês). O BCDU regula a carga para as baterias que coletam e distribuem energia solar para a Estação Espacial Internacional em órbita. Nessa missão elas conseguiram ativar a nova BCDU recém-instalada, além de realizar outras tarefas de avanço para futuras missões.

Esta foi a 4ª caminhada espacial de Koch e a 1ª de Meir, que se torno a 15ª mulher a caminhar no espaço. A primeira caminhada conduzida só por mulheres era para ter ocorrido em março desse ano, com a astronauta Koch e sua colega Anne McClain, porém não havia trajes espaciais do tamanho adequado para a segurança de McClain. Dessa forma, Koch realizou a caminhada com seu colega Nick Hague.

O que é uma caminhada espacial?

As caminhadas espaciais, também chamadas de atividades extraveiculares, são as operações desenvolvidas pelos astronautas em espaço aberto. Normalmente esse termo é usado para as caminhadas que os astronautas fazem fora do veículo ou da estação espacial, e se aplica às caminhas na superfície da Lua. Essas caminhadas no espaço aberto não são fáceis, de acordo com os astronautas, essa é a tarefa mais desafiadora que eles realizam.

A primeira caminhada espacial foi realizada em março de 1965, na missão da nave soviética Voskhod 2, seguida da primeira caminha espacial norte americana em junho de 1965, na missão Gemini IV, ambas dentro da órbita terrestre. Já a primeira mulher a caminhar no espaço foi a russa Svetlana Savitskaya, em 1984.

Por que esse feito é tão importante?

A primeira caminha espacial inteiramente feminina faz parte dos preparativos para a realização de algo ainda maior, o programa de exploração lunar Artemis, que pretende colocar a primeira mulher na Lua em 2024.

Koch disse, quando questionada sobre a importância dessa missão: “No final, eu acho que isto é importante e acho que é importante devido à natureza histórica do que estamos fazendo. No passado as mulheres nem sempre eram colocadas como opção. É maravilhoso estar contribuindo para o programa espacial em um momento em que todas as contribuições estão sendo aceitas, quando todos têm um papel e que podem levar a uma maior chance de sucesso. Muitas pessoas se motivam através de histórias inspiradoras de pessoas que se parecem com elas, e acho que essa é uma história importante para contar”.

Essas conquistas certamente inspiram jovens mulheres de todo o mundo, mostrando que com trabalho duro, todos tem a oportunidade de realizar os seus sonhos.