As luzes da aurora boreal podem explicar a tragédia do Titanic

Uma intensa tempestade geomagnética que deu origem às luzes coloridas da aurora boreal no Atlântico Norte na madrugada do dia 15 de abril de 1912 pode ter afetado os sistemas de navegação e comunicação do Titanic, levando-o ao seu trágico fim.

Titanic
As luzes da aurora boreal iluminaram a última noite do Titanic. Imagem: The Science Times.

Na madrugada do dia 15 de abril de 1912 o supostamente “inafundável” transatlântico Titanic naufragou no oceano Atlântico Norte, após colidir com um iceberg numa noite tranquila de mar calmo e céu limpo, matando mais de 1500 passageiros. Mais de um século depois do acidente, um estudo publicado indica que Titanic foi ligeiramente desviado de seu curso pelas luzes da aurora boreal presentes naquela noite!

De acordo com a pesquisadora Mila Zinkova, autora do estudo, a última noite de navegação do Titanic foi iluminada pelas luzes coloridas da aurora boreal, a pesquisadora constatou isso ao fazer análises baseadas em relatos de testemunhas oculares daquela noite.

As luzes da aurora boral são fruto de tempestades solares que enviam partículas carregadas que interagem com o campo magnético e a atmosfera da Terra.

Antes de entendermos a relação das luzes da aurora boreal com o naufrágio do Titanic temos que ter em mente que as luzes das auroras polares são fruto da interação das partículas vindas do Sol, quando ocorrem as chamadas tempestades solares ou erupções solares, com o campo magnético e a atmosfera terrestre. Esses eventos que causam um distúrbio na magnetosfera da Terra são chamados de tempestades geomagnéticas!

Entenda mais sobre a ocorrência das auroras polares: Como se formam as auroras polares?

Quando ocorrem fortes tempestades solares (ou eventos intensos de tempo espacial), a tempestade geomagnética pode causar uma série de distúrbios na Terra, desde a ocorrência de auroras polares até a interferência dos sistemas de comunicação e tecnologias modernas.

Sistemas de tecnologia e infra-estrutura moderna que podem ser afetados por tempestades geomagnéticas. Imagem: NASA.

Zinkova argumenta que a tempestade geomagnética da madrugada do dia 15 de abril de 1912 pode ter sido intensa o suficiente para afetar o sistema de navegação do navio em um grau pequeno, porém, significativo. Este erro, aparentemente insignificante, pode ter feito a diferença entre colidir com o iceberg ou evitá-lo!

Zinkova afirma que um pequeno desvio de 0,5 grau no sistema de navegação do Titanic, causado pela tempestade geomagnética daquela noite, pode ter sido suficiente para colocar o navio em rota de colisão com o iceberg

Além disso, a interferência causada pela tempestade pode ter interrompido a transmissão entre o Titanic e outras embarcações próximas, bloqueando as chamadas e pedidos de socorro do Titanic quando estava afundando, atrasando o resgate dos passageiros.

Em contrapartida, a tempestade geomagnética de certa forma auxiliou no resgate dos sobreviventes do Titanic, já que o navio RMS Carpathia recebeu coordenadas incorretas da posição do Titanic, levando-o diretamente aos 20 botes salva-vidas onde estavam os 705 sobreviventes, já a vários quilômetros de distância do local onde estava naufragando o Titanic.

Outros acidentes causados por tempestades geomagnéticas

Outros grandes acidentes da história ocorreram devido a tempestades geomagnéticas intensas. Um grande exemplo é a tempestade de 1859, chamada de Evento de Carrington, uma das mais intensas registradas na história que devastou o sistema de telégrafos da época, induzindo fortes correntes elétricas pelos fios de transmissão que provocaram choques nos operadores que trabalhavam no momento.

Esse evento também esteve associado à ocorrência de luzes de aurora boreal que brilharam em praticamente todo o Hemisfério Norte. As luzes chegaram a ser observadas até mesmo em regiões mais tropicais como México, Cuba, Havaí e Colômbia! De acordo com especialistas, se uma tempestade da mesma intensidade ocorresse nos dias de hoje, diversas interrupções elétricas ocorreriam pelo mundo,além de apagões e grandes danos a todo sistema de tecnologia e comunicações moderno.