Mudanças climáticas estão tornando as monções indianas mais intensas

As monções na Índia, ou estação das chuvas, estão se tornando cada vez mais intensas. De acordo com estudos, isso se deve às mudanças climáticas e os seus efeitos estão piorando.

Monsun Indien
As chuvas da estação das monções na Índia estão ficando mais fortes devido às mudanças climáticas.

Se o aquecimento global continuar sem controle, as chuvas das monções de verão na Índia se tornarão mais intensas e irregulares. Este é o resultado principal de um estudo feito por um grupo de pesquisa alemão, que comparou mais de 30 modelos climáticos de todo o mundo. O estudo prevê a ocorrência de anos mais extremamente úmidos no futuro - com consequências potencialmente graves para o bem-estar de mais de um bilhão de pessoas, para a economia, sistemas alimentares e a agricultura.

"Encontramos evidências robustas de uma dependência exponencial: para cada grau Celsius de aquecimento, as monções tendem a aumentar em cerca de 5%", afirma a primeira autora, Anja Katzenberger, do Instituto Potsdam para Pesquisas de Impacto Climático (PIK) e da Universidade Ludwig Maximilians de Munique (LMU). "Assim, pudemos confirmar estudos anteriores, mas descobrimos que o aquecimento global aumenta as chuvas de monções na Índia ainda mais do que se supunha anteriormente. Ele modela a dinâmica das monções no século 21", afirma.

Excesso de chuvas pode afetar as plantações

Uma maior quantidade de chuva não é, necessariamente, uma coisa boa para a agricultura na Índia e nos países vizinhos, como explica a co-autora do estudo, Julia Pongratz: "As lavouras precisam de água, especialmente na primeira estação de cultivo mas, o excesso de chuva nas outras fases de crescimento pode danificar as lavouras - incluindo o arroz, do qual se alimenta grande parte da população indiana. Isso torna a economia e o sistema alimentar muito sensíveis às oscilações dos períodos de chuva intensa".

Monsun wichtig
As monções são uma bênção para a agricultura, permitindo bons cultivos. Porém, infelizmente, elas estão se tornando muito extremas e prejudiciais.

Um olhar para o passado ressalta que o comportamento humano está por trás da intensificação das chuvas. Desde a década de 1950, as influências antropogênicas começaram a superar as lentas mudanças naturais que ocorreram ao longo de muitos milênios. Inicialmente, grandes quantidades de aerossóis, que bloqueiam a luz solar, levaram a um aquecimento moderado e, com isso, a uma diminuição da precipitação. Mas, desde 1980 o aquecimento causado pelos gases de efeito estufa tem sido o fator decisivo para temporadas de monções mais intensas.

Uma ameaça ao bem-estar dos indianos

"Estamos vendo cada vez mais que a mudança climática envolve extremos climáticos imprevisíveis e suas graves consequências", comenta o líder do grupo e co-autor Anders Levermann, da PIK e da Universidade de Columbia de Nova Iorque/EUA, sobre os resultados do estudo publicado na Revista Earth System Dynamics. "O que está em jogo é o bem-estar socioeconômico do subcontinente indiano. Uma temporada de monções mais caótica representa uma ameaça para a agricultura e a economia da região e deve ser um alerta para que os políticos reduzam drasticamente as emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo".

Também na Alemanha as chuvas, bem como sua intensidade, seguem aumentando, principalmente durante os invernos, que têm se tornado cada vez mais úmidos nos últimos anos. Contudo, durante o verão, as chuvas fortes também parecem ter se intensificado. As pesquisas científicas seguem em andamento, mas já apontam os seres humanos como um dos culpados pelas mudanças climáticas.