Terremotos em Taiwan podem ser impulsionados pela monção asiática

Um novo estudo encontrou uma relação curiosa entre terremotos e o regime de precipitação. De acordo com a pesquisa, Taiwan tem uma alta frequência de terremotos e uma grande variação na quantidade de precipitação e água armazenada no solo.

monção asiática
Um edifício danificado por um terremoto no leste de Taiwan em 2018.

A delimitação de fatores físicos que contribuem para o desencadeamento de terremotos é uma questão desafiadora na sismologia. Uma equipe de pesquisadores de Taiwan, Canadá e EUA encontrou uma ligação entre o ciclo da água em Taiwan e o momento dos terremotos lá. Em seu artigo publicado na revista Science Advances, o grupo descreve o ciclo da água em Taiwan e por que ele parece estar relacionado ao tempo dos terremotos.

O trabalho começou quando um dos membros da equipe percebeu que grandes terremotos em Taiwan pareciam acontecer com mais frequência na estação seca. Taiwan está sujeita a fortes chuvas e frequentes tufões todos os anos entre maio e setembro. Em outros meses, a quantidade de chuva é muito menor. Pesquisas anteriores mostraram que, por causa das mudanças dramáticas na quantidade de chuvas, os níveis do lençol freático também mudam dramaticamente.

Nesse novo esforço, os pesquisadores se perguntaram se a redução do nível do lençol freático, que deixa cavidades vazias no subsolo, poderia estar por trás de alguns dos muitos terremotos vividos pelo país. Para descobrir, eles coletaram dados de terremotos e chuvas para o país, em alguns casos remontando a várias centenas de anos. Eles também adicionaram dados de satélite que permitiram medir o armazenamento de água na ilha.

Correlação entre o ciclo da água e os terremotos

Ya-Ju Hsu da Academia Sinica em Taiwan e seus colegas analisaram dados de terremotos no leste e oeste de Taiwan e encontraram uma correlação entre a atividade sísmica e as flutuações no ciclo da água. Hsu havia notado inicialmente que muitos terremotos de magnitude 6 ou maior pareciam ocorrer durante a estação seca de Taiwan entre fevereiro e abril.

Ela e seus colegas analisaram dados sísmicos coletados entre 2002 e 2018, bem como medições de água subterrânea de 40 estações de monitoramento e dados sobre como a crosta terrestre muda em resposta ao carregamento sazonal de água. Eles descobriram que a atividade sísmica no oeste de Taiwan era mais alta na estação seca e mais baixa entre julho e setembro, no final da estação das monções.

“Na estação seca, vemos mais terremotos porque a carga de água foi removida”, diz Hsu.

Os pesquisadores descobriram que essa diminuição da água subterrânea resultou em um pico na recuperação da crosta terrestre, mesmo quando sob baixos níveis de estresse. O leste de Taiwan tinha um padrão mais complexo de atividade sísmica. Lá, terremotos mais profundos tendiam a ocorrer com mais frequência de dezembro a fevereiro.

Terremotos superficiais nesta parte de Taiwan também foram associados às variações no nível do lençol freático e mudanças na crosta, mas houve uma grande variabilidade em seu tempo. Os pesquisadores também analisaram registros de 63 terremotos de magnitude 6 ou maior entre 1604 e 2018 e encontraram tendências semelhantes na variação sazonal da atividade sísmica.

A alta quantidade de atividade sísmica durante a estação seca pode aumentar as chances de ruptura de um sistema de falha maior, resultando em um maior número de terremotos importantes, disse Hsu.

Os pesquisadores observam que as tensões anuais na terra abaixo da ilha podem estar contribuindo para tensões mais profundas que ocasionalmente resultam em rupturas de grandes falhas, levando a alguns dos maiores terremotos que ocasionalmente abalam a ilha. Suas descobertas podem ter implicações para outras partes do mundo que experimentam flutuações dramáticas nas chuvas a cada ano.