A onda de frio experimentada pelo Brasil na última semana trouxe a tona um debate muito polêmico: se existe um aquecimento global, por que temos dias muito frios? Os dias frios refutam a teoria do aquecimento global?
A onda de frio experimentada pelo Brasil na última semana trouxe a tona um debate muito polêmico: se existe um aquecimento global, por que temos dias muito frios? Os dias frios refutam a teoria do aquecimento global?
O clima da Terra é um sistema movido a energia solar. Globalmente, ao longo do ano, o sistema terrestre (continentes, oceanos e atmosfera) absorve uma média de cerca de 240 watts de energia solar por metro quadrado. A luz solar absorvida é destinada a inúmeros processos.
Esta semana, uma forte massa de ar polar atingiu o Brasil causando uma forte queda de temperatura com precipitação de neve em alguns pontos do sul do país. Mas você sabe em quais condições os flocos de neve são formados?
Dados inéditos de paleoprecipitação mostram que a posição da Zona de Convergência Intertropical também é influenciada pela temperatura de superfície do mar do Atlântico Sul. A descoberta traz um novo olhar sobre este cinturão de chuvas, que é fundamental para o abastecimento hídrico do Nordeste.
O planeta Terra tem sofrido um aquecimento expressivo desde o final dos anos 50, porém ao analisarmos a média da temperatura global nos deparamos com um aumento de aproximadamente 1ºC. Parece um valor pequeno, mas extremamente impactante na escala global.
Um sistema frontal é definido como a região de transição entre duas massas de ar que estão em deslocamento e possuem diferentes características de temperatura e umidade. Estes sistemas afetam o tempo na América do Sul ao longo de todas as estações do ano.
A desertificação não se refere à expansão dos desertos existentes, mas sim à degradação da terra em áreas subúmidas áridas, semiáridas e áridas. É causada principalmente por variabilidades climáticas e as atividades humanas (agricultura imprópria, pastoreio excessivo, desmatamento).
Modelos numéricos são ferramentas essenciais para os meteorologistas quando o assunto é previsão de tempo ou clima. Nos últimos dias, o modelo de tempo global GFS foi atualizado pelos Estados Unidos, implicando em mudanças na previsibilidade das chuvas em parte da América do Sul.
Em uma tradução livre, Hair Ice significa “cabelo de gelo” ou “gelo capilar” e essa expressão realmente descreve a sua aparência. O Hair Ice é um tipo raro de formação de gelo que se forma na presença de um fungo em particular em madeiras que estão apodrecendo.
Uma curiosa mancha detectada pelo radar do Serviço Meteorológico Americano deixou os meteorologistas confusos na última terça-feira. A macha que parecia ser chuva na verdade era uma “nuvem” de joaninhas! Mas por que será que o radar detectou uma “nuvem” de joaninhas?
Com a chegada do inverno meteorológico, as massas de ar frio começam a chegar pelo sul do pais com mais frequência, afetando o tempo em diversas localidades. Mas o que são essas massas de ar, como elas se formam e como chegam até o Brasil?
Hoje faz 100 anos do Eclipse de Sobral, evento que representa uma das grandes conquistas científicas do século XX. O experimento realizado em Sobral, Ceará, proporcionou a primeira comprovação da Teoria da Relatividade Geral formulada por Albert Einstein.