Por que a Lua fica vermelha durante um eclipse lunar total?

Isto é o que acontece entre a luz do Sol e a nossa atmosfera para que, durante um eclipse lunar total, possamos ver a "Lua de Sangue" da Terra.

lua de sangue
Por que a Lua fica vermelha durante um eclipse lunar total?

A Lua passará pela sombra da Terra e aparecerá avermelhada na noite desta quinta-feira (13 de março) e madrugada de sexta-feira (14 de março). Veja aqui o que você precisa saber sobre este eclipse lunar total e por que o disco lunar fica vermelho durante um eclipse total.

O que é um eclipse lunar?

Um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de modo que a Lua passa pela sombra da Terra. Em um eclipse lunar total, a Lua inteira passa dentro da parte mais escura da sombra da Terra, chamada umbra. Quando a Lua está dentro da umbra, ela aparece laranja-avermelhada. Os eclipses lunares são às vezes conhecidos como “luas de sangue” por causa desse fenômeno.

Por que a Lua fica vermelha durante um eclipse lunar?

O mesmo fenômeno que torna o nosso céu azul e o entardecer avermelhado faz com que a Lua fique laranja-avermelhada durante um eclipse lunar.

etapas do eclipse lunar total
As etapas do eclipse lunar total.

A luz solar parece branca, mas na verdade contém um arco-íris de componentes, e diferentes cores de luz têm diferentes propriedades físicas. A luz azul é espalhada com relativa facilidade ao passar pela atmosfera da Terra. A luz avermelhada, por outro lado, viaja mais diretamente pelo ar.

Eclipse lunar total de 13 a 14 de março de 2025
Mapa mostrando a localização do eclipse lunar de 13 a 14 de março de 2025. Os contornos marcam a borda da região de visibilidade durante os tempos de contato do eclipse, identificados com o Tempo Universal (UTC). Créditos: NASA Scientific Visualization Studio.

Quando o Sol está alto em um dia claro, vemos luz azul espalhada pelo céu acima de nós. Ao nascer e ao pôr do sol, quando o Sol está próximo do horizonte, a luz solar incidente percorre um caminho mais longo em um ângulo baixo através da atmosfera da Terra até os observadores no solo. A parte mais azul da luz solar é espalhada bem longe (onde ainda é dia), e somente a parte do espectro que vai do amarelo ao vermelho chega aos nossos olhos.

Durante um eclipse lunar, a Lua parece vermelha ou laranja porque toda a luz solar não bloqueada pelo nosso planeta é filtrada por uma espessa porção da atmosfera da Terra em seu caminho para a superfície lunar. É como se todos os nasceres e pores do sol do mundo fossem projetados na Lua.

Quando a sombra da Terra cobre a Lua, ela não só fica vermelha como também congela rapidamente. Durante um eclipse, a temperatura da superfície lunar pode cair vertiginosamente em questão de horas, de acordo com medições das missões Apollo.

A temperatura na superfície lunar durante um eclipse variou de 93°C a -128°C. "Durante um eclipse lunar, a variação de temperatura é tão drástica que é como se a superfície da Lua passasse de um forno para um congelador em apenas algumas horas", explica o cientista Noah Petro, do Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA.

O que mais se pode observar durante a noite do eclipse?

Olhe para o oeste no céu na noite do eclipse para ter um vislumbre dos planetas Júpiter e Marte. No início do eclipse, a Lua estará na constelação de Leão, sob a pata traseira do leão; Pouco depois, ela cruzará o céu em direção à constelação de Virgem. Como a sombra da Terra diminui o brilho da Lua, pode ser mais fácil do que o normal localizar as constelações.