Zeta será o próximo furacão do Atlântico

A tempestade tropical Zeta deverá se transformar em um furacão e atingir áreas do Caribe e costa norte do Golfo do México. O sistema ainda aproxima o Oceano Atlântico de mais um recorde histórico.

Tempestade tropical Zeta
Tempestade tropical Zeta ganhando força no Oceano Atlântico

A temporada de furacões de 2020 continua a superar seus objetivos. Devido ao alto número de tempestades no ano, o Centro Nacional de Furacões (NHC) teve que recorrer ao alfabeto grego para identificar os ciclones tropicais.

Na manhã de domingo (25/10) mais uma tempestade tropical se formou no Oeste do Caribe, com o nome de Zeta. A tempestade está ganhando força muito rapidamente ao avançar em um ambiente de águas mais quentes e com ventos de níveis superiores favoráveis ao seu desenvolvimento.

Zeta deve se tornar um furacão ainda hoje (26) e seguir uma trilha semelhante ao Furacão Delta, atingindo a região de Cancún e seguindo em direção à costa norte do Golfo do México nos Estados Unidos.

O sistema é a 27ª tempestade nomeada da temporada de furacões de 2020. Se confirmada a tendência de se transformar em um furacão, Zeta será o 11º furacão do ano a se formar no Atlântico Norte.

Isso coloca 2020 no bom caminho para igualar ou quebrar o recorde de todos os tempos para o número de tempestades nomeadas no Atlântico em uma temporada.

A temporada de furacões desse ano é a 5ª temporada consecutiva com atividade de tempestades muito acima do normal. Embora a ciência não tenha muitas certezas, o cenário aponta sinais dos efeitos das mudanças climáticas.

O que é certo é que o número de tempestades continuará a aumentar à medida que que as temperaturas do oceano continuarem a aquecer.

Previsões para o Furacão Zeta

Segundo o Centro Nacional de Furacões, o sistema atingirá o norte da Península de Yucatan, no México, esta noite e no início da terça-feira, como um furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson. Em terra o furacão pode se enfraquecer brevemente.

Na terça-feira, à medida que o sistema ressurge sobre as águas do Golfo do México, a tempestade irá ganhar sua força de volta. Provavelmente recuperando a intensidade de furacão na quarta-feira, enquanto se move para o norte.

Um alerta de tempestade tropical está em vigor na província de Pinar del Rio em Cuba e na ponta nordeste da Península de Yucatán. Um alerta de furacão está em vigor para Tulum, Rio Lagartos, bem como para Cozumel, no México.

A previsão é que Zeta chegue entre o centro da Louisiana e o Panhandle da Flórida como uma forte tempestade tropical. A região será ameaçada por chuvas intensas, inundações além de fortes rajadas de vento.

O governador da Louisiana, John Bel Edwards, disse que o estado deve se preparar para o impacto potencial do Zeta enquanto trabalha para ajudar as áreas afetadas pelos furacões Laura e Delta. Edwards ressaltou que uma ameaça tropical em meio a uma pandemia é desafiadora, mas é algo que podem controlar.

Se Zeta chegar à Louisiana, será a quinta tempestade nomeada a atingir o estado neste ano, depois de Cristobal, Laura, Marco e Delta. Zeta também trará a Louisiana um empate recorde com a Flórida em 2005 no número de passagens de furacões em uma temporada.