Vulcão causa erupção impressionante na Indonésia

O Vulcão Monte Sinabung, na Indonésia, impressionou por gerar uma nuvem de cinzas com quilômetros de altura.

Vulcão causa erupção impressionante na Indonésia
A nuvem de cinzas lançada durante a erupção do Monte Sinabung chegou a 5 quilômetros de altura

Localizado na Ilha de Sumatra, na Indonésia, o Monte Sinabung entrou em erupção nesta segunda-feira (10/8) e lançou uma coluna gigante de fumaça e cinzas no céu que ultrapassou cinco quilômetros de altura.

A erupção ocorre após mais de um ano de inatividade do vulcão e foi a segunda desde sábado, quando autoridades alertaram moradores e turistas sobre possíveis fluxos de lava nas regiões mais próximas.

Imagens dramáticas da erupção mostraram uma nuvem gigante de cinzas espessas subindo do pico da montanha de 2.460 metros localizada em Karo, na Sumatra do Norte.

De acordo com autoridades locais, moradores foram aconselhados a se afastar em um raio de três quilômetros do vulcão e a usar máscaras para minimizar os efeitos da queda de cinzas vulcânicas.

O fenômeno se iniciou pela manhã e, já por volta do meio-dia, a nuvem de cinzas começou a bloquear a luz solar e fez com que o dia virasse noite na ilha. Autoridades locais alertaram que a pluma de cinzas pode atrapalhar fortemente a aviação nos arredores do vulcão.

A situação em torno do Monte Sinabung está muito sombria”, disse Gilbert Sembiring à agência Reuters. Gilbert estava visitando um amigo em Naman Teran Kampung quando o Monte Sinabung entrou em erupção.

Sembiring também disse que a erupção atual “foi maior do que a erupção de alguns dias atrás”, que marcou o reinício da atividade vulcânica na região.

O som foi como um trovão, e durou menos do que 30 segundos.

Outro residente local, Fachrur Rozi Pasi disse à agência Reuters, por telefone, que um forte e breve barulho foi ouvido durante o início da erupção de segunda-feira.

O barulho, similar a um trovão, causou apreensão nos moradores pelo risco que o Vulcão representa à região. No entanto, nenhuma vítima foi relatada até o momento.

O Monte Sinabung esteve inativo por séculos antes de entrar em erupção novamente em 2010. Desde então, o vulcão já entrou em erupção múltiplas vezes com resultados mortais. Muitos moradores foram deslocados permanentemente para evacuar áreas de risco.

A Indonésia é, atualmente, um dos países mais vulcanicamente ativos do mundo e faz parte do chamado Círculo de Fogo ao redor do Oceano Pacífico.

O Círculo de Fogo do Pacífico

O Círculo de Fogo, ou Anel de Fogo, compreende uma região ao redor do Oceano Pacífico cujo comprimento aproximado é de 40 mil quilômetros, incluindo a Indonésia e também a região da Cordilheira dos Andes, na América do Sul.

O Círculo de Fogo é caracterizado pela presença de vulcões ativos e terremotos frequentes. A região compreende cerca de 75% de todos os vulcões ativos e 90% de todos os terremotos registrados no planeta.

Segundo especialistas, a abundância de vulcões e terremotos ao longo do Círculo de Fogo é causada pela frequente movimentação de placas tectônicas na área. Além do Monte Sinabung, há outros 451 vulcões ativos na região.