Terremotos balançam a Carolina do Norte e a Califórnia nos EUA

O mais forte terremoto da Carolina do Norte desde 1916 sacudiu casas e estradas ao longo da fronteira com a Virgínia no último domingo. No dia seguinte, a atividade sísmica também foi relatada na Califórnia.

Um terremoto de magnitude 5.1 foi registrado a 4 km de Sparta, na Carolina do Norte (NC), na manhã do último domingo. O tremor pode ser sentido em comunidades próximas à divisa com a Virgínia. Às 15h do mesmo dia, o prefeito Wes Brinegar emitiu um estado de emergência para pedir apoio federal.

O vídeo abaixo, compartilhado nas redes sociais, mostra uma área de recreação infantil durante um tremor.

Como resultado do terremoto, casas e estradas sofreram danos. Em alguns lugares, chaminés desabaram e estradas adquiriram rachaduras. A rede principal de distribuição de água de uma cidade foi danificado, como pode ser visto no vídeo abaixo.

Este foi o terremoto mais forte da Carolina do Norte desde 1916, quando um tremor de magnitude 5.2 ocorreu em Skyland, Condado de Buncombe. De acordo com o US Geological Survey (USGS), o terremoto foi sentido também em Atlanta e Washington DC.

Na tarde desta segunda-feira, outra atividade sísmica foi registrada na Califórnia, na praia de Bombay, que deixou algumas pessoas com tonturas. O tremor mais intenso foi de 4.6 de magnitude perto de Brawley, de acordo com o USGS. Os cientistas têm monitorado uma série de tremores na região, que é conhecida por ser um local particularmente ativo sismicamente perto do Mar Salton.