Você já viu um gafanhoto rosa? Extremamente raro, um exemplar foi observado na Nova Zelândia!

Habitualmente marrom ou cinza, a cor rosa desta espécie de sauterelle particularmente rara é o resultado de uma mutação genética.

A Sauterelle robusta é uma variedade de Sauterelle originária da Nova Zelândia.
A Sauterelle rose é uma variedade de Sauterelle originária da Nova Zelândia.

Não, não é coisa de desenho animado. O gafanhoto rosa, apesar de ser "excepcionalmente raro", realmente existe! E já foi até observado em seu habitat natural por pesquisadores da Nova Zelândia.

Essa descoberta teve origem em uma equipe de cientistas do Departamento de Conservação da Nova Zelândia, que realizava seu levantamento anual de gafanhotos perto do Lago Tekapo, na Bacia de Mackenzie, na Ilha Sul (o país é dividido em duas ilhas principais: a Ilha Norte e a Ilha Sul).

A espécie observada, o grilo-do-mato-robusto, o grilo gigante ou Sigaus robustus (seu nome científico), é nativa da Nova Zelândia. É também o maior grilo-do-mato das terras baixas do país. Essa espécie geralmente é cinza ou marrom, o que lhe permite se camuflar com a cor dos seixos ao longo da margem do rio, a única área onde vive.

Naturalmente, o exemplar rosado que tomava sol à beira da água chamou rapidamente a atenção dos especialistas. "Eu tinha ouvido rumores sobre um exemplar rosado, mas nunca tinha visto um pessoalmente", exclamou Jen Schori, guarda florestal do departamento de conservação que fazia parte da equipe de pesquisa.

Foi muito emocionante! Gafanhotos cor-de-rosa são excepcionalmente raros!

O espécime era uma fêmea de gafanhoto rosa-escura. De acordo com este especialista neozelandês que estuda a espécie há anos, essa coloração está ligada ao eritrismo, uma mutação genética que causa uma superprodução de pigmento vermelho e uma menor produção do pigmento natural usual.

Devido à sua raridade, esta espécie está ameaçada de extinção. Segundo o Departamento de Conservação, restam apenas entre 250 e 1.000 gafanhotos-resistentes adultos em todo o país. Além disso, este inseto é ainda mais vulnerável: sua coloração rosada o torna mais visível para predadores, incluindo ouriços, gatos e pássaros.

E como a espécie vive apenas em uma área específica, com as mudanças climáticas e a atividade humana, ela pode perder seu habitat natural se medidas de conservação não forem tomadas. Os gafanhotos também são conhecidos por sua falta de jeito. Embora consigam pular muito alto, não têm muito controle sobre o pouso, segundo o especialista.

Infelizmente, a cor rosa chamará ainda mais a atenção dos predadores, e é por isso que esse avistamento é tão especial.

Em âmbito nacional, o gafanhoto robusto é classificado como espécie ameaçada de extinção. As fêmeas têm o dobro do tamanho dos machos e precisam de muita luz solar para se aquecerem, se alimentarem e incubarem seus ovos. "Esses gafanhotos são tão únicos. Parecem quase pré-históricos."

Em 2018, num esforço para proteger a espécie, uma pequena parte da área onde vivem foi isolada para impedir ataques de predadores. Na época, esse abrigo foi considerado o primeiro santuário de insetos do mundo. Desde então, exemplares rosados foram descobertos fora do abrigo e agora precisam "lutar por si mesmos". Antes de concluir, ele acrescentou: "Talvez se reproduzam e vejamos mais exemplares rosados".

Referências do artigo

Eva Corlett, TheGuardian, (19/11/2025), ‘Exceptionally rare’ pink grasshopper spotted in New Zealand

M.P., LeParisien, (19/11/2025), Une sauterelle robuste rose « exceptionnellement rare » observée au bord d’une rivière en Nouvelle-Zélande

Juliette Brossault, BFMTV, (19/11/2025), "Exceptionnellement rare": une sauterelle rose observée en Nouvelle-Zélande