Uma anomalia incomum do oceano está sendo detectada

Áreas dos oceanos globais aquecem e esfriam constantemente. Mas recentemente, uma anomalia excepcionalmente forte se desenvolveu na Corrente do Golfo. O clima nos Estados Unidos e na Europa depende muito dessa corrente oceânica.

tsm da corrente do golfo
Temperatura da superfície do mar em 13 de fevereiro de 2021.

Os oceanos têm um papel crucial no tempo e no clima do mundo, então cada anomalia incomum é levada a sério. Como você aprenderá em breve, a Corrente do Golfo é parte de algo muito maior e mais poderoso, então uma anomalia na Corrente do Golfo pode ser (e provavelmente é) um sinal de algo muito maior em andamento.

O que é o Corrente do Golfo?

A Corrente do Golfo é uma forte corrente oceânica que traz água mais quente do Golfo do México para o Oceano Atlântico. Ele se estende por toda a costa leste dos Estados Unidos, onde começa a se voltar para o noroeste da Europa.

Essa forte corrente de água quente influencia o clima da Flórida, mantendo as temperaturas lá mais quentes no inverno e mais frescas no verão, em comparação com os demais estados do sudeste. Uma vez que a Corrente do Golfo também se estende em direção à Europa, ela ajuda a aquecer os países da Europa Ocidental, tendo um grande impacto no clima regional.

Olhando para o mundo inteiro, podemos ver que a Corrente do Golfo não é a única de seu tipo. Existem muitas áreas com circulação oceânica persistente, transportando grandes quantidades de água e energia em todos os 5 continentes do mundo.

Anomalias incomuns na fluxo de golfo

Mas às vezes, precisamos dar uma olhada diferente para avaliar o estado da Corrente do Golfo. Uma dessas abordagens é usar anomalias. Uma anomalia é algo que se desvia do padrão, normal ou esperado em um determinado momento ou lugar. Nos oceanos, o mais comumente usado é, claro, a anomalia de temperatura. A imagem abaixo mostra a análise de anomalias no Atlântico Norte, onde a região da Corrente do Golfo realmente se destaca. Podemos ver que o riacho está mais quente do que o normal, com algumas partes do norte até 6°C a 8°C acima do normal.

Atlântico Norte
Anomalias no Atlântico Norte, onde a região da Corrente do Golfo realmente se destaca em fevereiro de 2021.

Essa é uma anomalia significativa, e as temperaturas da água de 6 a 8 graus acima do normal podem fornecer muito mais energia disponível para os sistemas climáticos da região. As temperaturas reais estão entre 14 e 18 graus Celsius, próximo à costa nordeste dos Estados Unidos. Isso pode se tornar uma fonte significativa de massa de ar mais quente para ir contra uma massa de ar congelante do Ártico do norte ou noroeste. Esta é uma receita comum para fortes tempestades de Nor'easter no nordeste dos Estados Unidos, onde a Corrente do Golfo fornece muita energia para a tempestade.

Fortes anomalias na Corrente do Golfo já foram observadas nos últimos dois meses. A imagem abaixo mostra as anomalias mensais da temperatura da superfície do mar em dezembro de 2020. A área da Corrente do Golfo realmente se destaca, e você também pode ver o frio La Niña no Oceano Pacífico.

TSM do pacífico
Anomalias mensais da temperatura da superfície do mar em dezembro de 2020

Em janeiro de 2021, a anomalia ficou ainda mais forte, espalhando-se por uma área maior e com um desvio ainda mais forte da média de longo prazo. Mas a anomalia também está se aprofundando. A anomalia de temperatura a 100m e 500m de profundidade mostram que a área mais quente da Corrente do Golfo está atingindo profundidade.

Previsão do oceano e do tempo

As previsões oceânicas atuais mostram a continuação das águas muito quentes da Corrente do Golfo, enquanto o Atlântico Norte permanece neutro a mais frio do que o normal. Abaixo, temos a previsão da temperatura da superfície do mar no início do verão (Hemisfério Norte), combinada a partir de diferentes modelos, todos mostrando a mesma coisa. Essa é uma anomalia significativa, com base em sua hora e localização, e pode ser motivo de preocupação, especialmente para o leste dos Estados Unidos.

Previsão do tempo e do oceano
Previsão da temperatura da superfície do mar no início do verão (Hemisfério Norte), combinada a partir de diferentes modelos

Olhando para o final do verão e início do outono (Hemisfério Norte), as temperaturas do oceano não serão diferentes. A Corrente do Golfo ainda estará mais quente do que o normal, com as temperaturas mais altas também se expandindo pelo Atlântico tropical. Olhando para a previsão da anomalia de precipitação, temos uma indicação inicial de mais precipitação do que o normal da África Ocidental. Ele se expande através do Atlântico em direção ao Caribe e também sobre o leste dos Estados Unidos e a área da Corrente do Golfo.

Este é um sinal muito sinistro, que aponta diretamente para uma temporada de furacões mais ativa. Águas oceânicas mais quentes, combinadas com mais precipitação geralmente apontam para mais atividade de tempestade tropical.

Isso seria especialmente ruim, considerando a área mais quente que o normal da Corrente do Golfo, o que poderia amplificar as tempestades que se aproximam do sudeste dos Estados Unidos ou da costa leste. Se não fosse amplificado, poderia ao menos evitar que o sistema tropical se enfraquecesse muito, permitindo seu landfall com uma potência maior do que normalmente produziriam.