Um espetacular anel de vapor acima da cratera do Etna!

Um espetacular anel de vapor se formou acima da cratera Bocca Nuova do vulcão Etna, no dia 2 de maio. Além disso, a Sicília está completando o 30º ano após a terrível primavera de 1992, quando uma longa erupção fez com que a lava passasse sobre cidades da região.

O vulcão Etna deu um show novamente, mas desta vez não foi por causa de uma erupção. Na última segunda-feira, 2 de maio, um espetacular anel de vapor se formou acima da cratera Bocca Nuova do vulcão siciliano. Segundo o perfil de notícias "Il Mondo dei Terremoti", este fenômeno não é tão raro, especialmente nos vulcões Etna e Stromboli, e tem origem em uma atividade eruptiva fraca ou moderadamente explosiva que ocorre a partir de um evento eruptivo circular.

Nas últimas semanas, o vulcão siciliano, o ativo mais alto da Europa continental, não produziu mais paroxismos como os registrados em 2021 e início de 2022. Em 2021, ocorreram dezenas de paroxismos espetaculares, visíveis a dezenas de quilômetros ao redor. As frequentes erupções causaram muitos problemas nas cidades próximas ao vulcão, devido à grande quantidade de cinzas que se acumularam no solo.

Não houve novas erupções nas últimas semanas. Enquanto isso, a Sicília está completando o 30º ano após a sua primavera terrível de 1992, quando lavas passaram sobre as cidades durante uma longa erupção que começou no final de 1991. As pessoas trabalharam por semanas para desviar o fluxo da lava e impedir que chegasse à cidade de Zafferana Etnea.