Turquia: os gritos dos que ficaram presos após o terremoto

Equipes de resgate estão tentando localizar milhares de pessoas que ficaram presas nos escombros de edifícios depois que um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia.

Um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter atingiu a Turquia na madrugada de 6 de fevereiro.

O movimento também se fez sentir em mais de 14 países e naqueles que também causaram graves estragos.

Até agora, mais de 500 mortes e milhares de feridos foram relatados, mas esse número está aumentando a cada minuto. Em uma contagem rápida, o governo indicou que pelo menos 1.700 edifícios desabaram com seus habitantes dentro.

Além disso, o primeiro-ministro decretou o alerta máximo e pediu ajuda internacional para dar prioridade ao resgate das milhares de pessoas presas. Nos últimos minutos foi revelado que o movimento comprometeu seriamente a única pista internacional que a região possui.

Além dessa situação extrema, as condições climáticas dificultam o resgate. A Turquia está experimentando temperaturas muito baixas, que não ultrapassam 5°C. E em muitas cidades já começou a nevar, e a neve começa a cobrir os escombros.

O terremoto durou cerca de 30 segundos e ocorreu às 4h17, horário local. O epicentro foi a província de Kahramanmaras, cerca de 600 quilômetros a sudeste da capital turca, Ancara, na área onde a placa tectônica da Anatólia faz contato com a placa arábica, a uma profundidade de 7 quilômetros.

Após o primeiro movimento telúrico, houve mais de 50 tremores secundários, alguns de até 6,6 graus.