Turismo espacial: com qual empresa viajar ao espaço e a que preços?
Agora é possível viajar para o espaço graças à SpaceX. A startup americana em breve terá concorrência (francesa e japonesa) e a preços muito mais “atrativos”. Veja aqui.

O turismo espacial abre-se agora a mais possibilidades: será possível ver a curvatura da Terra a preços a partir de 120 mil euros por pessoa. Várias empresas de todo o mundo pretendem competir com a SpaceX, a startup americana que já envia turistas ao espaço. Em setembro de 2021, a agência espacial de Elon Musk enviou os primeiros turistas ao espaço durante 3 dias.
A bordo, 3 passageiros e o piloto viajaram a 590 km da Terra, mais longe que a ISS (Estação Espacial Internacional); nesta viagem, os passageiros gastaram dezenas de milhões de dólares. Desde então, o mercado do turismo espacial explodiu e a concorrência é internacional. Descubra quais empresas oferecem viagem de ida e volta à estratosfera e a que preço.
Viaje em uma cápsula de balão a 25 km da superfície terrestre
A Iwaya Giken, uma startup sediada no Japão, está trabalhando para enviar os seus futuros clientes a cerca de 25 quilômetros acima da superfície da Terra. Muito abaixo do limite espacial - que começa nos 100 quilômetros de altura da Terra segundo a Federação Aeronáutica Internacional - mas a esta distância, os turistas poderão observar a curvatura do nosso planeta azul, revela o Grupo das Indústrias Aeronáuticas e Espaciais Francesas (GIFAS).
Du hành không gian bằng... khinh khí cầu
— VTV Digital (@vtvdigitalnews) February 27, 2023
So với SpaceX hay Blue Origin, những chuyến du lịch vào không gian do startup Iwaya Giken cung cấp có chi phí rẻ, sử dụng khinh khí cầu với năng lượng tái sử dụng. pic.twitter.com/O4EKuDvWLf
A empresa japonesa trabalha neste projeto há 7 anos. Reserve 4 horas para este passeio incomum: 2 horas de subida, 1 hora de voo na estratosfera e 1 hora de retorno à Terra. A vantagem deste voo é que não requer qualquer preparação prévia ou formação específica. A pequena cápsula esférica que o coloca em órbita é quase totalmente transparente, para que você possa aproveitar o momento ao máximo.
Contém apenas 2 assentos, um para o piloto e outro para o passageiro. São necessários 165 mil euros para adquirir o bilhete, cuja comercialização começou em fevereiro passado. Os primeiros voos serão iniciados em dezembro deste ano. E dentro de 4 ou 5 anos, a startup oferecerá uma cabine capaz de transportar 6 pessoas por vez, o que reduzirá os custos do serviço.
Decole da França!
O grupo francês Zephalto está trabalhando com o CNES de Toulouse (França) para oferecer voos também a 25 quilômetros da Terra. A viagem terá a duração de 6 horas por 120 mil euros por pessoa. Alimentos e bebidas estão incluídos no preço.
[Presse] https://t.co/Xje3BgB5Rn « #Stratoflight : Un balcon à 35.000 m. daltitude » https://t.co/oGRB90OsDx [...] Le premier vol est prévu en 2025 #SpaceForAll #IAC2022 #IACParis2022 pic.twitter.com/PhhKpup3jl
— Stratoflight (@Stratoflight_) September 25, 2022
Além disso, está sendo desenvolvido outro projeto francês: uma cápsula com varanda com capacidade para 6 pessoas. A ideia das startups Stratoflight e Expleo é enviar essa cápsula em um balão de hidrogênio a uma distância de 35 km da superfície terrestre. Os turistas terão que esperar até estarem em altitude para sair à varanda e ver a Terra. “Saindo de Toulouse, o horizonte permitiria ver na mesma linha desde Amsterdã até Barcelona”, explicou o diretor de inovação da Expleo, Christophe Cazes, à FranceBleu.
A mesma ideia circula entre os americanos. A empresa Space Perspective planeja enviar sua cápsula Spaceship Neptune usando um balão de hidrogênio. Na cabine, conforto de primeira linha com poltronas reclináveis, bar e até Wi-Fi para compartilhar tudo ao vivo.