Turismo espacial: com qual empresa viajar ao espaço e a que preços?

Agora é possível viajar para o espaço graças à SpaceX. A startup americana em breve terá concorrência (francesa e japonesa) e a preços muito mais “atrativos”. Veja aqui.

viagens ao espaço, voos
Os preços começam em 120 mil euros para ver a curvatura da Terra com os seus próprios olhos.

O turismo espacial abre-se agora a mais possibilidades: será possível ver a curvatura da Terra a preços a partir de 120 mil euros por pessoa. Várias empresas de todo o mundo pretendem competir com a SpaceX, a startup americana que já envia turistas ao espaço. Em setembro de 2021, a agência espacial de Elon Musk enviou os primeiros turistas ao espaço durante 3 dias.

A bordo, 3 passageiros e o piloto viajaram a 590 km da Terra, mais longe que a ISS (Estação Espacial Internacional); nesta viagem, os passageiros gastaram dezenas de milhões de dólares. Desde então, o mercado do turismo espacial explodiu e a concorrência é internacional. Descubra quais empresas oferecem viagem de ida e volta à estratosfera e a que preço.

Viaje em uma cápsula de balão a 25 km da superfície terrestre

A Iwaya Giken, uma startup sediada no Japão, está trabalhando para enviar os seus futuros clientes a cerca de 25 quilômetros acima da superfície da Terra. Muito abaixo do limite espacial - que começa nos 100 quilômetros de altura da Terra segundo a Federação Aeronáutica Internacional - mas a esta distância, os turistas poderão observar a curvatura do nosso planeta azul, revela o Grupo das Indústrias Aeronáuticas e Espaciais Francesas (GIFAS).

A empresa japonesa trabalha neste projeto há 7 anos. Reserve 4 horas para este passeio incomum: 2 horas de subida, 1 hora de voo na estratosfera e 1 hora de retorno à Terra. A vantagem deste voo é que não requer qualquer preparação prévia ou formação específica. A pequena cápsula esférica que o coloca em órbita é quase totalmente transparente, para que você possa aproveitar o momento ao máximo.

Contém apenas 2 assentos, um para o piloto e outro para o passageiro. São necessários 165 mil euros para adquirir o bilhete, cuja comercialização começou em fevereiro passado. Os primeiros voos serão iniciados em dezembro deste ano. E dentro de 4 ou 5 anos, a startup oferecerá uma cabine capaz de transportar 6 pessoas por vez, o que reduzirá os custos do serviço.

Decole da França!

O grupo francês Zephalto está trabalhando com o CNES de Toulouse (França) para oferecer voos também a 25 quilômetros da Terra. A viagem terá a duração de 6 horas por 120 mil euros por pessoa. Alimentos e bebidas estão incluídos no preço.

Além disso, está sendo desenvolvido outro projeto francês: uma cápsula com varanda com capacidade para 6 pessoas. A ideia das startups Stratoflight e Expleo é enviar essa cápsula em um balão de hidrogênio a uma distância de 35 km da superfície terrestre. Os turistas terão que esperar até estarem em altitude para sair à varanda e ver a Terra. “Saindo de Toulouse, o horizonte permitiria ver na mesma linha desde Amsterdã até Barcelona”, explicou o diretor de inovação da Expleo, Christophe Cazes, à FranceBleu.

A mesma ideia circula entre os americanos. A empresa Space Perspective planeja enviar sua cápsula Spaceship Neptune usando um balão de hidrogênio. Na cabine, conforto de primeira linha com poltronas reclináveis, bar e até Wi-Fi para compartilhar tudo ao vivo.