Contra o relógio: Space X pode ajudar a NASA a resgatar astronautas

Foi relatado um defeito em uma espaçonave russa acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS, no inglês). Especialistas buscam várias formas para resgatar os astronautas, e até mesmo pedindo a colaboração da empresa de Elon Musk.

NASA ISS
A espaçonave russa ficou inutilizável e não tem mais a capacidade de se desprender da ISS. Fonte: https://blogs.nasa.gov/

O tempo é curto para a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) realizar um plano de resgate para todos os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, no inglês), depois que um defeito foi relatado em uma espaçonave russa, o que pode colocar toda a tripulação em risco.

Entre as possíveis formas de atuar no resgate, está sendo avaliado pedir ajuda e fazer parceria com a SpaceX, empresa de Elon Musk.

O defeito que coloca os astronautas em risco

A origem do problema remonta a setembro de 2022, quando a Rússia lançou ao espaço a nave Soyuz MS-22 da empresa Roscosmos, com dois astronautas russos e um americano da NASA, para acoplar-se à ISS, como parte de uma viagem de pesquisa.

Em 14 de dezembro de 2022, o sistema de alerta da espaçonave disparou quando os cosmonautas Sergei Prokopiev, Dmitry Petelin e Frank Rubio se preparavam para uma caminhada espacial. Nesse contexto, descobriu-se que houve uma séria queda na pressão do sistema de resfriamento, fundamental para manter a tripulação a salvo das altas temperaturas ao atravessar a atmosfera terrestre.

O problema teria sido causado por um micrometeorito que atingiu a espaçonave e danificou o invólucro externo.

Isso causou um vazamento de refrigerante no módulo acoplado da Soyuz MS-22. Embora essa seja uma possibilidade, as causas ainda estão sendo investigadas. Recentemente, a agência espacial norte-americana publicou uma foto na qual se vê um jato de partículas brancas escapando para o espaço.

Assim, o plano original de retornar à Terra foi prejudicado por essa situação, já que o foguete russo ficou inutilizável e não tem mais capacidade de se desprender da ISS. Desde então, os astronautas aguardam outra espaçonave para resgatá-los.

Agora, os especialistas estão correndo contra o relógio para encontrar uma maneira de resgatar toda a tripulação da Estação, já que se o módulo russo for desacoplado poderá colocar em risco a integridade do laboratório espacial.

O possível resgate com a Space X

São sete as pessoas que foram ao espaço para a missão. O objetivo era que todos voltassem à Terra em março de 2023, mas o acidente os colocou em alerta. Embora não estejam em perigo iminente, caso seja necessário evacuar, não haveria assentos para todos.

NASA ISS
Fotografia dos astronautas, durante o Natal de 2022. Fonte: https://blogs.nasa.gov/

Conforme detalhado pelo La Nación, até o momento a Roscosmos planeja enviar uma nova espaçonave Soyuz vacía. O único problema é que essa ação só seria possível no mês de fevereiro. Por esse motivo, a NASA contempla outras ações de resgate. Entre elas, a possibilidade de solicitar apoio da empresa espacial de Elon Musk.

O que se buscaria é que a Space X usasse uma de suas naves Crew Dragon para ir buscar a tripulação: “Fizemos algumas perguntas à SpaceX sobre sua capacidade de trazer tripulantes adicionais em sua espaçonave Dragon, se necessário, mas esse não é o nosso foco principal neste momento”, disse Sandra Jones, da NASA, em declarações citadas pela ABC.