Tornado avistado em Lisboa: as imagens surpreendentes e a explicação do fenômeno

Um tornado foi registado na quinta-feira (28), perto do Estuário do Tejo. Os motoristas que percorriam a Ponte Vasco da Gama captaram o fenômeno e compartilharam-no nas redes sociais.

A Depressão Nelson mantém o seu condicionamento no estado do tempo na geografia do Continente, com chuva abundante, vento forte e queda de neve.

Porém, na tarde desta quinta-feira, 28 de março, as condições meteorológicas adversas associadas a Nelson tomaram proporções épicas quando os motoristas que percorriam a Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, depararam-se com um fenômeno meteorológico relativamente raro em Portugal - uma tromba d'água que se formou sobre o rio Tejo.

Surpreendidos com esse tipo de tornado, que ocorre apenas em grandes superfícies de água, as incríveis imagens captadas pelos indivíduos que se encontravam no local não tardaram a viralizar nas redes sociais.

De acordo com informações fornecidas pela RTP, o tornado se deslocou em direção à Margem Sul, tendo provocado danos em estruturas e edifícios na zona do Montijo e Moita e danificado um restaurante e um centro de padel.

O que é uma tromba d'água?

Como explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma tromba d'água “é um fenômeno meteorológico que consiste num turbilhão de vento, muitas vezes violento, cuja presença se manifesta por uma coluna nebulosa ou cone nebuloso invertido em forma de funil”.

Realce-se que uma tromba d'água é também um tornado. A diferença entre um e outro é que a tromba d'água forma-se exclusivamente sobre grandes massas de água: grandes rios, lagos, baías, mares ou oceanos. Por causa da elevada disponibilidade de calor latente armazenado nestes locais, esses fenômenos podem aparecer de nuvens não tão desenvolvidas verticalmente.

tornado
Tornados são fenómenos tipicamente continentais e a sua formação ocorre através da chegada de frentes frias a regiões onde o ar está mais quente e instável, favorecendo o desenvolvimento de uma tempestade, que, por sua vez, impulsiona a formação deste tipo de ciclone. Estão normalmente conectados a supercélulas, uma tipologia específica de trovoada.

Contudo, como há uma menor quantidade de energia que contribui para a sua gênese, esses fenômenos apresentam ventos que são normalmente menos intensos em relação aos que são registados pelos tornados. Não obstante, as trombas de água podem constituir perigo, sobretudo quando atingem embarcações ou quando avançam pelas margens das massas de água e passam a agir sobre terra firme. Nesse momento já passam a designar-se tornados.

O que é um tornado?

Um tornado caracteriza-se como uma forte corrente de ar ascendente, em espiral, na base da nuvem, cuja forma se assemelha a um funil, com elevado poder de destruição, e formam-se pelo choque entre duas correntes de ar, e a rotação do ar.

Como decorre o processo do tornado? A massa de ar frio forma uma “tampa” sobre a massa de ar quente próxima ao solo, impedindo a formação de nuvens. Com a penetração de uma frente fria ou pelo aquecimento excessivo da camada de ar próxima ao solo, o ar quente rasga a tampa e invade a massa de ar frio. O ar quente sobe e expande-se, com uma velocidade que pode chegar aos 250 km/h. A instabilidade atmosférica poderá contribuir para que o movimento de expansão ocorra em forma espiral.

Por fim, a humidade condensada cai sob a forma de chuva. Devido à evaporação, o tornado forma-se abaixo da “tampa” em uma área onde não chove. Ao invés dos furacões, os tornados são compactos e possuem curta duração. Normalmente um tornado apresenta 100 metros de extensão e a sua duração é de poucos minutos.

O que afetou essa região da Área Metropolitana de Lisboa, foi um tornado ou uma tromba d'água?

Pode-se dizer que ambas estão corretas. Inicialmente foi uma tromba d'água por se ter formado sobre uma grande massa de água como é o rio Tejo, mas ao deslocar-se para a Margem Sul e a partir do momento em que atingiu terra firme e causou danos, passou a ser designado de tornado.