Terremoto de 4,7 ocorre no Norte do Brasil

A quarta-feira (28) começou de forma atípica no Norte do Brasil com registro de um terremoto de escala 4,7 na escala Richter. O epicentro foi registrado no município de Barcelos, mas moradores de Manaus também relataram o tremor.

Terremoto no Norte
Terremoto no Norte do Brasil nesta quarta-feira (28)

A madrugada desta quarta-feira (28) foi agitada no Norte do Brasil por conta de um tremor provocado por um terremoto de magnitude 4,7 na escala Richter. O epicentro foi em Barcelos, município localizado no extremo norte do Amazonas, na divisa com o estado de Roraima. Entretanto, o tremor foi notado não somente pela população da pequena cidade, como também na capital Manaus que fica a 400km de distância.

Apesar do susto, não há relatos de estragos e feridos, mas o episódio ficou registrado e foi divulgado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro ocorreu a uma profundidade de mais ou menos 10km do solo, o que de modo geral apresenta pouco potencial para causar danos significativos.

Segundo o sismólogo do Observatório Sismológico da UnB, Juraci Carvalho, nos últimos 10 anos foram registrados 31 terremotos na região Norte do Brasil. Ainda segundo Juraci, eventos desta magnitude são comuns de acontecer.

O episódio do mais novo terremoto no Brasil não durou muito tempo, foram apenas 74 segundos, no entanto, o raio de abrangência de captura do tremor foi consideravelmente grande.

Terremotos no Brasil

Vale salientar que apesar de parecer raro, o fenômeno tem ocorrido de forma recorrente no território brasileiro. Desde o início do ano até agora já foram 30 tremores registrados pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

O último tremor sentido na região Norte do Brasil foi em 31 de janeiro de 2021 com magnitude de 5,7 na escala Richter. Nesta ocasião, o epicentro foi registrado na Guiana, mas muitos morados de Roraima e do Amazonas sentiram o tremor. Este evento foi considerado o maior sentido no Brasil desde o ano de 1955, quando houve um terremoto de magnitude 5,6 na escala, também registrado no estado do Amazonas.

Terremoto
Abalos sísmicos provocam a queda de objetos, procure se proteger.

Os pesquisadores responsáveis pelos registros de terremotos no Brasil relatam que durante o ano de 2020 foram 248 abalos sísmicos ao todo, isso em território nacional. Apesar do grande número, apenas 3 tiveram magnitude acima de 4 pontos da escala.

Escala Richter

A escala que mede a magnitude de terremotos é chamada Escala Richter e foi desenvolvida em 1935 por Charles Richter e Beno Gutenberg, ambos do Instituto de Tecnologia da Califórnia.


A medição é feita com base nas ondas sísmicas que se propagam no subsolo a partir do local de origem do tremor conhecido como epicentro.

Segundo os estudiosos, quanto maior a energia que é liberada pelo tremor, maior é a amplitude do movimento do solo, e consequentemente maior é a pontuação na escala Richter. A princípio, a escala não tem um limite estipulado, mas nenhum registro mostra terremotos com magnitude igual ou acima de 10.

Escala Richter
Sismógrafo fazendo registro da intensidade de um terremoto

O mais interessante é o uso de logaritmos com base matemática. O resultado disto é enorme, como por exemplo uma variação de apenas 1 número na magnitude de um terremoto representa na verdade um aumento de 10 vezes na amplitude e até 32 vezes mais energia liberada.

Em termos de comparação, um terremoto de escala 7 libera uma energia equivalente a maior bomba termonuclear já testada pela humanidade. Já um terremoto de escala 10 (nunca registrado) seria capaz de liberar uma energia equivalente a uma explosão de um meteorito de 20km ao atingir à Terra. Apesar de extremamente assustar, vale ressaltar que grande parte da energia gerada por um abalo sísmico fica retida no fundo do planeta e não chega à superfície.