Surpreendente e belo "arco-íris de fogo" capturado no céu do Chile

Um raro “arco-íris de fogo” foi gravado na última sexta-feira (18) desde a localidade de Mallku, Chile. Mas afinal, como se forma este belo fenómeno atmosférico? Contamos-lhe mais aqui!

Um belíssimo "arco-íris de fogo" foi observado no céu na última sexta-feira, dia 18, na localidade de Mallku, Chile. O raro fenômeno atmosférico foi filmado e as imagens foram divulgadas nas redes sociais.

O arco circum-horizontal, conhecido mais popularmente como “arco-íris de fogo”, é um fenômeno ótico pertencente à família dos halos de gelo. Ocorre devido à refração dos raios de sol nos cristais gelados das nuvens e sob condições muito específicas.

Este fenômeno apresenta-se paralelo ao horizonte e com uma enorme extensão se estiver plenamente desenvolvido. Com cores bastante vívidas, forma-se quando o Sol está a uma altura superior a 57,8 graus acima do horizonte, o que o impede de se formar em latitudes superiores a 55°, nas quais o Sol não alcança tal altura em relação ao horizonte.

O arco circum-horizontal é formado pela interação da luz solar (ou lunar) com cristais de gelo presentes em nuvens de alta altitude, principalmente cirrostratus e cirrus. Os cristais normalmente apresentam-se sob duas formas: placas hexagonais e prismas hexagonais.

As cores observadas são puras, não acontecendo nenhuma mistura de uma cor com outra. Isto ocorre porque um observador na superfície, ao olhar para um ponto do arco circum-horizontal, estará direcionando o seu olhar para um único cristal de gelo que projetou sobre ele um raio de luz de uma única cor.

youtube video id=PRfO4hKn9tw