Fogo de Santelmo nos céus da Espanha: conheça este fascinante fenômeno

No início desta semana, o fenômeno conhecido como Fogo de Santelmo foi registrado em um vídeo na Espanha. O nome sugestivo pode parecer perigoso, mas há uma explicação científica tanto para o aspecto que exibe como para o ruído que emite. Saiba mais aqui!

Na última segunda-feira (23), da cabine do avião que pilotava, Mario Ortega gravou o fenômenometeorológico conhecido como Fogo de Santelmo, enquanto sobrevoava a Espanha, entre Valência e Castellón. O fenômeno se trata de uma faísca elétrica contínua, semelhante à que ilumina os letreiros de néon. A ciência explica que ele se forma quando o solo abaixo de uma tempestade está eletricamente carregado e existe alta voltagem no ar entre a nuvem e o solo, isto é, um forte campo elétrico.

A voltagem separa as moléculas de ar e o gás começa a brilhar, originando aquilo que conhecemos por plasma (plasma esse que costuma a aparecer em objetos pontiagudos ou que apresentam boa condutividade elétrica devido à ionização presente no campo elétrico). Somente com o ambiente totalmente escuro é possível visualizar o resultado da separação das moléculas de ar: uma fraca luminescência, semelhante a uma chama azul-violeta.

E quanto ao ruído que ouvimos no vídeo abaixo, a que se deve? Da mesma forma que os relâmpagos perturbam o ar em seu entorno, originando trovões estrondosos, o Fogo de Santelmo também gera um ruído ao interagir com o ar ao redor, embora que de uma forma mais fraca. E quanto ao nome, porque ele se chama assim? O fenômeno foi batizado desta formapelos marinheiros do mar Mediterrâneo. Eles acreditavam que o fenômeno era a visita de Santo Erasmo (ou Elmo), padroeiro dos marinheiros e que geralmente era um bom sinal, dado que ele ocorria nas horas de uma tempestade violenta.

youtube video id=vnG7zK_KZzg