Suécia registra -43,8°C! A temperatura mais baixa em 35 anos

No remoto povoado de Naimakka, localizado na fronteira com a Finlândia, no extremo norte da Suécia, registrado a gélida temperatura de -43,8°C.

Sweden Winter Record
Frio recorde na Suécia com temperatura negativa de 43,8°C. É a temperatura mais baixa em 35 anos.

Nessa segunda-feira, 6 de dezembro, a tarde, no remoto povoado de Naimakka , localizada na fronteira com a Finlândia, no extremo norte da Suécia , registrado a gélida temperatura de -43,8°C. Esse valor é a temperatura mais baixa medida na Suécia desde o início dos registros em 1860. Entretanto entre 1860 a 1944 os dados eram poucos e só a partir de 1945 os dados se transformados mais robustos.

Emma Härenstam, meteorologista da Agência Meteorológica Nacional (Instituto Meteorológico e Hidrológico Sueco - SMHI ), em uma entrevista contou que a temperatura caiu rapidamente depois do meio-dia.

A temperatura mais baixa em 35 anos!

Essa temperatura registrada em Naimakka é a mais baixa para o mês de dezembro desde 1986 na Suécia.

Entretanto, já houve registro de temperatua no valor de -53°C na escola Malgovik, alguns milhas a oeste de Vilhelmina, sul da Lapônia. Foi em 13 de dezembro de 1941. No entanto não era uma estação meteorológica oficial, foi medido em um termômetro particular. Na época foi uma notícia muito comentada e no site do SMHI tem um recorte de jornal .

Por isso o que era considerado como reconhecido oficial é a temperatura da cidade de Hemavaan em 30 de dezembro de 1978 com o valor de -48,9°C.

A SMHI previu que as temperaturas extremamente baixas continuarão nessa terça-feira, 7, mas a partir de quarta a temperatura “sobe”.

Como é o clima sueco?

O inverno da Suécia é um dos mais rigorosos da Europa e pelas temperaturas tão baixas, ar muito seco, pode ser insuportável, caso você não goste do inverno. Lapônia, especialmente, é um dos lugares mais frios.

Toda estação do ano na Suécia tem um charme, na verdade, e até o verão, que é bem mais chuvoso. As estações do ano são divididas como aqui: primavera, verão, outono e inverno, apesar que, muitas vezes, algumas estações ficam bem parecidas.

Nesses países frios a temperatura baixa e a neve não interrompe as atividades das pessoas, no entanto, os cuidados com a saúde que ser redobrados. E você, iria morar em um lugar para sentir frio de verdade?