Seca extrema revela uma aldeia fantasma na Espanha

Grande parte da Espanha e também Portugal têm vivido uma situação de seca extrema! Os baixos níveis dos reservatórios tem revelado paisagens que haviam sido submersas pelas águas, como um antigo vilarejo na Espanha.

Seca Espanha
Um vilarejo fantasma que estava submerso há 30 anos emergiu devido à seca extrema na Espanha. Foto: Emilio Morenatti/AP Photo.

A seca extrema que atinge partes da Espanha e Portugal fez com que uma antiga vila espanhola ressurgisse por completo depois de 30 anos submersa pelas águas de um reservatório, ganhando uma nova vida como novo ponto turístico na região!

A antiga vila espanhola de Aceredo, na região noroeste da Galiza, perto da fronteira hispano-portuguesa, havia sido inundada em 1992 para dar origem ao reservatório de Alto Lindoso, com a construção de uma barragem no rio Limia.

Anos de chuvas abaixo da média na região fizeram com que as águas recuassem e o nível do reservatório baixasse. A partir de 2017, durante a estação quente e seca do verão, as partes superiores dos edifícios desta vila começaram a emergir para fora da água, mas essa é a primeira vez que a aldeia emergiu totalmente!

youtube video id=kD-DoZu3vUc

O mais impressionante é que a seca se agravou no auge do inverno boreal, período que costuma ser úmido e chuvoso na região. Nos últimos três meses de 2021 a Espanha registrou apenas 35% da precipitação média esperada. Nos últimos dois meses quase não choveu na região. Segundo a agência meteorológica espanhola, AEMET, somente no ano de 2005 houve um janeiro quase sem chuvas neste século.

Segundo reportagem da Reuters, o reservatório do Alto Lindoso está com apenas 15% da sua capacidade, ameaçando o abastecimento dos habitantes locais. Essa situação hídrica delicada é vivida em quase todo o país. Dados do Ministério do Meio Ambiente da Espanha mostram que os reservatórios do país estão atualmente com apenas 44% de sua capacidade, bem abaixo da média de 10 anos de 61%.

A vila que antes foi animada e habitada, agora parece um cenário de guerra abandonado, com partes de paredes destruídas, telhados esburacados, carcaças de carros, objetos abandonados e muitos detritos. Mesmo assim, grande parte de suas casas permanecem bem intactas, atraindo os curiosos da região que tem transitado sem dificuldades pelos edifícios fantasmas.

Um vislumbre do novo normal

Embora as zonas áridas da Península Ibérica já tenham experimentado outros episódios de seca na história, especialistas dizem que as mudanças climáticas estão agravando o problema. Com a temperatura média do planeta aumentando, a intensidade e frequência dos episódios de seca irão aumentar, mesmo se o aquecimento for limitado a +1.5°C, em relação ao período pré-industrial.

Faz parte do contexto das mudanças climáticas - disse o ministro da Agricultura da Espanha, Luis Pires, à Associated Press.

Cientistas alertaram que a precipitação sobre a Espanha e Portugal se tornará cada vez mais escassa ao longo do tempo. Em Portugal, por exemplo, os cientistas alertaram que até o ano 2100 pode haver uma queda na precipitação média anual de 20% a 40%. Segundo os climatologistas, Portugal tem registrado um aumento da frequência de secas nos últimos 20 a 30 anos, com menores acumulados de chuva e temperaturas mais elevadas.