Águas termais, natureza e fazendas de café: conheça os encantadores destinos no sul de Minas Gerais

A região sul de Minas Gerais conta com destinos turísticos incríveis que se destacam pelas atividades de natureza, águas termais e culinária típica. Conheça aqui alguns desses destinos.

Poços de Caldas (MG)
Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais. Crédito: Fagner Martins/Shutterstock.

Hoje falaremos do sul de Minas Gerais, uma região que se destaca pela natureza exuberante, clima ameno e cidades históricas. Essas cidades preservam suas culturas, oferecendo opções de turismo rural, gastronômico e de aventura, atraindo turistas o ano todo.

Conheça aqui os principais destinos turísticos do sul mineiro e também se encante com as belezas desses lugares!

Os principais destinos turísticos do sul de Minas Gerais

Os destinos do Sul de Minas atraem aqueles que buscam aventuras, contato com a natureza ou até mesmo só um período de descanso e tranquilidade; isso sem falar da ótima gastronomia mineira, né?! Além das paisagens montanhosas e cachoeiras, a região também é famosa pela produção de café, queijos e doces artesanais. Conheça abaixo esses destinos.

Poços de Caldas

Começamos pela famosa cidade de Poços de Caldas, um dos destinos mais visitados do sul de Minas por causa de suas águas termais com propriedades terapêuticas e da boa infraestrutura turística. É cercada por serras e montanhas. Saindo da capital mineira, Belo Horizonte, são cerca de 447 km.

A cidade recebe feiras de artesanato, festivais de música e eventos culturais ao longo do ano.

O que fazer por lá? Conhecer o Parque do Cristo, um complexo com lojas, bares, restaurantes, localizado no topo da serra e ao redor da imagem do Cristo Redentor, tendo uma vista incrível; andar de teleférico; visitar o Zoo das Aves, a Cascata das Antas e a Cachoeira Véu das Noivas; lojas de cristais; Museu Histórico; o Recanto Japonês; o Parque José Affonso Junqueira e Relógio Floral; e claro, as águas termais em vários resorts e hotéis.

Monte Verde

Esta bela e charmosa cidade fica em uma área de montanha, e é conhecida pelo clima frio e arquitetura inspirada em vilarejos europeus. Fica a cerca de 166 km de distância da capital São Paulo.

Entre as principais atividades de lazer estão trilhas ecológicas, passeios de quadriciclo e visitas a ateliês de artesanato. Mas a região também se destaca pelos chocolates artesanais, fondues e restaurantes que valorizam a culinária mineira e internacional. Inclusive, no inverno ocorre o famoso evento sazonal ‘Festival de Inverno’ por lá.

São Lourenço

São Lourenço é reconhecida nacionalmente por seu Parque das Águas, um pedacinho da Mata Atlântica, com fontes de águas minerais, fauna, flora, e até restaurantes à beira do lago. É um destino ideal para quem busca relaxamento e bem-estar. Fica a cerca de 400 km de Belo Horizonte, no sopé da Serra da Mantiqueira.

Parque das Águas, em São Lourenço (MG)
Parque das Águas é o principal atrativo de São Lourenço, em Minas Gerais. Crédito: Blog Vida Sem Paredes.

Um destaque da região é o passeio do Trem das Águas, uma maria-fumaça que faz o trajeto de São Lourenço até a vizinha Soledade de Minas, proporcionando uma viagem nostálgica por belas paisagens rurais.

A gastronomia local é baseada em produtos típicos da região, atraindo visitantes interessados em sabores autênticos de Minas Gerais. Ah, e a cidade faz parte do roteiro da ‘Rota do Café’, oferecendo um passeio por uma fazenda que permite acompanhar o processo de produção da bebida, da colheita à xícara.

Gonçalves

Gonçalves, a cerca de 460 km de Belo Horizonte, é uma simpática cidadezinha cortada por montanhas e cachoeiras, voltada para o sossego. Com belas paisagens, quem sobe a serra para visitá-la vai encontrar cachoeiras, trilhas, boa comida mineira e lojinhas de artesanato pelo centro do município.

Este é definitivamente um destino pacato mas acolhedor, com um estilo de vida mais “simples” em meio à roça. É ideal para quem busca tranquilidade e um cenário romântico.

Carrancas

Esta cidade fica a cerca de 280km da capital mineira, e é conhecida como a “terra das serras e cachoeiras”. Isso porque possui mais de 80 cachoeiras, poços e quedas d’água, sendo a mais famosa a Cachoeira da Fumaça.

Cachoeira da Fumaça, em Carrancas (MG)
Cachoeira da Fumaça, em Carrancas, Minas Gerais. Crédito: Cid Costa Neto/CC BY-SA 3.0.

É mais um destino em meio à natureza. Dentre as atividades de ecoturismo que oferece, estão caminhadas, trilhas, passeio de 4x4, cachoeiras com banhos nas suas poças e outras paisagens relaxantes.

São Thomé das Letras

A 310 km de Belo Horizonte está São Thomé das Letras, uma cidade rústica cheia de mirantes, cachoeiras e trilhas e uma gruta com pinturas rupestres. Inclusive, a localidade é conhecida por sua história mística.

Casa da Pirâmide, em São Thomé das Letras (MG)
Casa da Pirâmide, uma construção de forma piramidal, com várias janelas que dão uma visão de 360º para todo vale, em São Thomé das Letras (MG). Muito visitada por quem quer meditar e assistir o pôr do Sol. Crédito: Divulgação.

A “Rota das Pedras” é um dos caminhos do roteiro místico da cidade. Mas um dos locais mais visitados é o Parque Antônio Rosa. Há ainda a Toca da Bruxa, a Toca do Leão e do Cruzeiro, e a famosa Casa da Pirâmide.

Referências da notícia

Sul de Minas encanta com águas termais, cafés e turismo de natureza. 24 de junho, 2025. Redação E. M. Foco.

Minas Gerais: 7 cidades para conhecer no sul do estado. 30 de agosto, 2024. Yasmmin Ferreira.