Primeiro alerta vermelho de calor da história foi emitido no Reino Unido!

Diante de temperaturas potencialmente recordes no Reino Unido, o Met Office, serviço nacional de meteorologia do país, emitiu o primeiro alerta vermelho de calor.

Mapa do tempo
Prevê-se que as temperaturas em partes da Inglaterra excedam 35℃ na segunda e terça-feira.

O Met Office, serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, emitiu o primeiro alerta vermelho para calor no país, já que uma onda de calor ameaça trazer temperaturas muito altas no início da próxima semana, o que pode quebrar o recorde nacional.

O alerta vermelho foi emitido para partes da Inglaterra na próxima segunda e terça-feira, cobrindo áreas centrais que se estendem ao norte da capital Londres até áreas mais ao norte como Manchester e York. Outras partes da Inglaterra e do País de Gales estão sob um aviso amarelo para os mesmos dias, que também está em vigor para domingo.

A situação é sem precedentes e pegou muitos meteorologistas de surpresa. Em áreas onde o alerta vermelho foi emitido, há uma chance real de que as temperaturas possam exceder o limite de 40℃, algo que nunca aconteceu antes no Reino Unido.

Calor sem precedentes e potencialmente recorde

O atual recorde do Reino Unido para a temperatura mais quente de todos os tempos é de 38,7℃, estabelecido no Jardim Botânico de Cambridge em 2019. No momento, as previsões indicam que esse recorde pode ser quebrado. Embora, é claro, ainda haja incerteza das temperaturas exatas, faltando alguns dias.

Este seria um território desconhecido para o Reino Unido. Embora tenha sido previsto que o país ultrapassaria o limite de 40 ℃ nas próximas uma ou duas décadas, poucos esperavam que isso acontecesse tão cedo. O fato de estarmos falando disso como uma possibilidade real é excepcional.

Perigo para a saúde humana

Essas altas temperaturas são fatais e não devem ser tratadas como algo leve, sem muita importância. De acordo com o Met Office, as pessoas que vivem nas áreas sob o alerta vermelho correm o risco de "doença grave ou perigo de vida".

Pessoas vulneráveis, como idosos, crianças, bebês e com problemas de saúde, devem tomar precauções extras para se manterem seguras, embora condições muito quentes como essas possam ser uma ameaça para qualquer pessoa.

O público está sendo instruído a evitar o pior do calor sempre que possível e a não se aglomerar em praias ou parques para tomar sol durante as partes mais quentes do dia.

Juntamente com o risco para a saúde, há avisos de que há um alto risco de falha de sistemas e equipamentos sensíveis ao calor, o que pode levar a interrupções, com falta de energia em algumas áreas.