Primeiras imagens da erupção repentina do vulcão Aso, no Japão

Uma explosão espetacular deu início a uma nova erupção do vulcão Aso no Japão, nesta manhã (20 de outubro). Acompanhe aqui os primeiros vídeos deste incrível fenômeno!

O supervulcão Aso, no Japão, entrou em erupção na manhã desta quarta-feira (20), com uma explosão espetacular que gerou uma enorme coluna de cinzas e gás em poucos minutos. As autoridades locais imediatamente emitiram um alerta para fluxos de lava e queda de material piroclástico. No vídeo abaixo você pode observar a formação de fluxos piroclásticos devido ao colapso da coluna eruptiva. A dinâmica do processo eruptivo sugere uma erupção do tipo vulcão.

Até o momento, não há relatos de pessoas feridas ou mortos. O Monte Aso, o maior vulcão ativo do Japão, com uma altura de 1.592 m acima do nível do mar, é um importante destino turístico e está localizado na parte sul da ilha de Kyūshū. A erupção começou às 11:43h hora local (23:43h no Brasil) e a coluna eruptiva atingiu rapidamente 3,5 km acima da cratera Nakadake.

Em uma escala de 5, o alerta vulcânico emitido nas últimas horas foi elevado para o nível 3. O risco imediato é para pessoas que estão próximas ao vulcão, pela queda de pedras (material piroclástico) e por possíveis fluxos piroclásticos (nuvens de gás em chamas que se movem em grande velocidade ao longo dos flancos do vulcão). No vídeo observamos a fuga das pessoas que estavam no centro de visitantes do vulcão, surpresas com a explosão.

O Monte Aso entrou em erupção anteriormente em 2019, embora a atividade tenha sido mais amena.

O pior desastre vulcânico no Japão nos últimos 90 anos ocorreu em setembro de 2014, quando o Monte Ontake entrou em erupção: 63 pessoas morreram na ocasião.