Poderoso tornado deixa mortos e feridos na República Tcheca

Pequenas cidades e vilarejos no sul da República Tcheca foram devastados pela passagem de um tornado categoria F3, pela escala Fujita! Além do tornado, enormes pedras de granizo destruíram diversas residências, deixando muitas pessoas desamparadas e feridas.

Tornado República Tcheca
Uma poderosa supercélula tornádica foi responsável por muita destruição e mortes no sul da República Tcheca nessa quinta-feira (24). Foto: Divulgação/WMO.

Um poderoso tornado varreu várias cidades e vilarejos no sudeste da República Tcheca na noite de quinta-feira (24), na hora local, deixando 5 mortos e mais de 200 pessoas feridas. Sete cidades e vilarejos registraram danos graves, incluindo edifícios que foram transformados em escombros, carros capotados, árvores arrancadas e telhados destruídos.

Um tornado F3, associado a ventos de mais de 200 km/h, e granizos do tamanho de bolas de tênis causaram grande destruição, 5 mortes e centenas de feridos no sudeste da República Tcheca.

O meteorologista Martin Setvak disse à Associated Press que esse foi o tornado mais devastador da história moderna do país, certamente atingido pelo menos a categoria F3, mas muito provavelmente chegou à categoria F4 na escala Fujita.

youtube video id=fLbnwDgdgv0

Ventos de pelo menos 219 km/h foram registrados entre os distritos de Breclav e Hodonin, no sudeste do país, próximos as fronteiras com a Áustria e Eslováquia. Pelo menos um terço das residências da aldeia de Hrusky foram destruídas, apenas 15% dos edifícios ficaram intactos. O tornado também causou interrupções no tráfego de rodovias e deixou mais de 120 mil casas sem energia durante a noite.

Além do tornado, o sistema de tempestades também bombardeou o país com granizos que chegaram ao tamanho de bolas de tênis! As autoridades locais disseram que uma série de vilarejos sofreram danos consideráveis ao longo de um trecho de 25 km entre Breclav e Hodonin. No vilarejo de Valtice, quase todos os edifícios foram danificados pela queda de granizo.

Centenas de policiais e militares da República Tcheca e dos países vizinhos foram enviados para o resgate e auxílio da população afetada. Eles estão usando drones, helicópteros e cães farejadores para vasculhar os escombros e resgatar vítimas. Por enquanto 5 pessoas foram encontradas mortas, mas as autoridades acreditam que esse número possa aumentar.

Essa semana foi marcada pela ocorrência de episódios de tempo severo em partes da Europa Central e Ocidental, com vários dias seguidos de registos de tempestades severas. No meio dessa semana um tornado causou estragos na Bélgica e na manhã de quinta-feira (24) um tornado atingiu o sul da Polônia, vizinha da República Tcheca, danificando telhados e deixando uma pessoa ferida.

A ocorrência de tornados na Europa não é tão rara, o Laboratório Europeu de Tempestades Severas informou em um tweet que de 2010 a 2020, 3827 tornados ocorreram na Europa ou ao redor, porém a grande maioria de categorias mais fracas, com apenas 28 deles na categoria F3 ou superior. Portanto, a ocorrência de um tornado tão intenso quanto esse ocorrido na República Tcheca, é um evento surpreendente e relativamente raro.