Pode faltar água: racionamento já ocorre em alguns municípios de SP

Falta de chuva acende alerta sobre o Brasil Central. Estiagem já provoca consequências no abastecimento de residências no estado de São Paulo, é o famoso rodízio de água nos bairros. Vale ressaltar que a estação seca apenas começou.

Falta de água
Estiagem prolongada preocupa e já provoca consequências drásticas no abastecimento de água no interior de São Paulo

Chuva irregular e mal distribuída, cenário que atinge boa parte do Brasil Central desde o verão de 2020. Choveu pouco durante o período úmido e agora com a chegada da estação seca, a situação pode se agravar ainda mais, especialmente com a atuação de um bloqueio atmosférico que inibe o avanço de frentes frias capazes de organizar instabilidades e chuva significativa sobre o interior do país.

As consequências da falta de chuva são conhecidas e diversificadas, o solo seca, a plantação se perde, as matas queimam, os animais morrem e os humanos se desesperam com a falta de abastecimento em suas casas.

O famoso rodízio de água nos bairros já é uma realidade enfrentada em alguns municípios no estado de São Paulo.

É o caso de Bauru que anunciou nesta última semana o início do rodízio em bairros que são abastecidos pelo Rio Batalha, que até então abastece 40% da população da cidade. Segundo o Departamento de Água e Esgoto de Bauru, no ano passado esses mesmos moradores enfrentaram esse mesmo problema, o rodízio de água durou meses e a população passava até 3 dias sem abastecimento.

Falta de chuva deve afetar outras cidades

Para o diretor da SABESP de Franca Gilson Mendonça, o corte no abastecimento já é uma realidade, uma certeza. Com precipitação registrada abaixo da climatologia para a época do ano, a população de grandes cidades deve sentir as consequências da seca.

Não tem jeito, a população será chamada a economizar água.

Apesar das dificuldades que devem ser enfrentadas neste ano de 2021, a expectativa é de melhorias em 2022, ano em que a cidade de Franca já deve receber águas do Rio Sapucaí. Quando a água chegar, a capacidade de abastecimento será o dobro.

Padrão de bloqueio

O bloqueio atmosférico é um fenômeno que acarreta a diminuição considerável de chuvas, uma vez que as frentes frias ficam mais costeiras. O Brasil Central pode enfrentar este tipo de fenômeno diversas vezes no decorrer do ano, não é atípico de acontecer na Meteorologia, o que preocupa é a duração do bloqueio e suas consequências.

A chuva tem sido insuficiente há muito tempo. Segundo registros do Instituto Nacional de Meteorologia (INPE), a anomalia de precipitação tem sido negativa de forma considerável em grande parte do Sudeste e Centro-Oeste desde setembro do ano passado. Vale ressaltar que não quer dizer ausência total de chuvas nestas áreas, mas sim, é pouca chuva considerando a climatologia para todos esses meses.

O padrão será alterado?

Até o final deste mês de abril pouca coisa deve mudar e o tempo seco é que deve prevalecer em boa parte do Brasil Central. Pode chover, porém de forma isolada e sem grandes acumulados devido a formação de pequenas instabilidades no interior do país.

Anomalia de precipitação mês de maio
Simulação mais recente do CFSv2 aposta em chuva abaixo da média em boa parte do Brasil Central durante o mês de maio

Já de olho no próximo mês, simulações recentes de modelos meteorológicos apostam em continuidade do padrão de seca. A precipitação durante o mês de maio deve ser inferior a climatologia especialmente em áreas do Centro-Oeste.

No Sudeste, o tempo mais seco deve persistir principalmente entre o noroeste paulista e o Triângulo Mineiro, enquanto nas demais áreas, a expectativa é de chuva dentro da normalidade (pouca chuva) para a época do ano. É hora de economizar.

Curiosidades sobre a seca em Taiwan

A falta de chuva comprometeu o abastecimento de água na pequena ilha na costa sudoeste da China, o que vem gerando consequências e disputas entre agricultores e fabricantes, isso porque o governo optou em desviar a água destinada às fazendas e concentrar no abastecimento de casas e fábricas.

A água que seria utilizada na irrigação das plantações de arroz está sendo destinada à indústria de chip de computadores que alimenta uma grande parte dos iPhones do mundo inteiro.

A seca e consequente luta para poupar e garantir água em residências e fábricas, provocou um corte significativo no abastecimento de água que seria utilizada na irrigação de dezenas de milhares de hectares de cultivo de arroz em Taiwan. Diante as discussões, o governo se defende e diz que o país enfrenta a pior seca em mais de meio século.