Plantar mais árvores nas cidades evitaria um grande número de mortes

O número pode surpreender, mas aumentando apenas 30% da cobertura arbórea nas cidades, os efeitos das ondas de calor podem ser significativamente minimizados e um grande número de mortes associadas pode ser evitado.

Madrid
O Parque do Retiro é um dos principais parques de Madrid e oferece uma quantidade significativa de cobertura arbórea.

Um estudo publicado na The Lancet Em 31 de janeiro, forneceu evidências que permitiram determinar que, com um aumento da ordem de 30% na cobertura arbórea de uma cidade, a mortalidade causada pelo impacto do calor no verão poderia ser reduzida em um terço. Pesquisas realizadas por cientistas do ISG (Instituto de Saúde Global de Barcelona) se desenvolveram em 93 cidades europeias e no efeito de ilha de calor que cada uma delas possui.

O resumo do artigo afirma que altas temperaturas ambientes estão associadas a inúmeros efeitos na saúde, incluindo mortalidade prematura. A combinação do aquecimento global devido às mudanças climáticas e a expansão do ambiente construído no mundo sugere a intensificação das ilhas urbanas de calor (IUCS), acompanhadas de efeitos adversos à saúde da população.

A infraestrutura verde urbana pode reduzir as temperaturas locais. O objetivo desta força-tarefa era estimar a carga de mortalidade que poderia ser atribuída às UHIs e a carga de mortalidade que seria evitada pelo aumento da cobertura arborizada urbana em 93 cidades da Europa, quantificando esses resultados potenciais.

Efeito da ilha de calor

O efeito ilha de calor ocorre em ambientes urbanos onde edifícios e concreto absorvem calor durante o dia e o emitem à noite, criando uma área muito mais quente do que o seu entorno. Em alguns casos, as diferenças de temperatura entre as áreas centrais e os subúrbios podem facilmente ultrapassar os 10°C. De acordo com o jornal El Pais, 57 milhões de habitantes com mais de 20 anos vivem nas 93 cidades europeias que foram consideradas para o estudo.

Nessas cidades, estima-se que cerca de 6.700 mortes prematuras possam estar associadas ao fenômeno das ilhas de calor, sendo que um terço dessas mortes poderia ser evitada com o plantio de árvores em 30% do espaço urbano. Os dados de base da pesquisa mostram que, no verão de 2015, os ambientes urbanos estavam em média 1,5°C mais quentes do que as áreas próximas.

Para chegar a essa conclusão, foi modelada uma modificação no ambiente com a inclusão de 30% a mais de árvores, pois é conhecida a física por trás do fluxo de energia que poderia ser retirada do sistema, conseguindo o resfriamento. Tamara Iungman, pesquisadora principal do projeto, indicou em um diálogo com o El País que “é importante diferenciar a mortalidade atribuível às ondas de calor, que podem afetar muito mais lugares, daquela relacionada às ilhas de calor, que estão ligadas ao desenho urbano: asfalto, concreto e falta de vegetação, o que aumenta o risco à saúde nos dias de verão, mesmo com temperaturas normais”.

Mais árvores, mais vida

As cidades europeias com as maiores taxas de mortalidade por excesso de calor estão no sul e no leste. Por exemplo, Barcelona tem apenas 8% de árvores e a mortalidade prematura atribuída ao efeito ilha de calor é de 14%, enquanto Madrid, que tem 9,5% de área arborizada, tem uma taxa de morbidade em torno de 12%.

Paris
Paris é uma das cidades mais vulneráveis ao excesso de calor.

Muitas cidades continuam apostando no asfalto, que potencializa o efeito ilha de calor e evita a filtragem das águas pluviais. Esse aumento da temperatura urbana os torna menos sustentáveis. C40, a rede de cidades contra as mudanças climáticas, indica que 40% da superfície das cidades é coberta por pavimentos convencionais, como o asfalto. Este tipo de pavimento é um dos principais na ilha de calor, que durante o dia atinge temperaturas da ordem dos 65°C, aquecendo o ar à superfície, e mantendo o calor durante a noite.

A proposta é acrescentar o máximo de árvores possível às cidades, e reaproveitar sempre que possível o paralelepípedo que evita esse calor extremo e ao mesmo tempo evita enchentes porque mantém o escoamento das águas. Em edifícios sem possibilidade de refrigeração, as temperaturas noturnas de verão podem facilmente ficar acima dos 30ºC, um ambiente altamente perigoso para crianças e idosos.