Missão DART: Lançamento ocorrerá nessa quarta-feira!

A ambiciosa e inovadora missão DART partirá da Terra nesta quarta-feira (24) e dará início aos planos de defesa planetária contra ameaças espaciais! O lançamento será transmitido pela NASA e todos poderão acompanhar esse novo grande avanço da ciência espacial.

Missão DART
A espaçonave DART irá colidir com o asteroide Didymos daqui 1 ano. Imagem: NASA.

Nesta quarta-feira (24) acontecerá o lançamento da missão Double Asteroid Redirection Test (DART), em português, Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo, da NASA que tem como objetivo testar diferentes tecnologias que podem preparar a Terra contra um possível impacto de um lesivo asteroide.

O lançamento da missão DART ocorrerá na madrugada desta quarta-feira (24), e será transmitida pelas plataformas da NASA a partir das 2h30 da manhã, horário de Brasília

Esta será a primeira vez na história em que um teste de redirecionamento de asteroide será realizado! Diferentemente do que se imagina, o asteroide não será destruído ou partido ao meio, ele será impactado por uma espaçonave de maneira que seu curso poderá mudar em até 1%.

A DART é fruto de anos de colaborações entre a agência norte-americana NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA), uma organização intergovernamental dedicada à exploração do espaço, fundada em 1975 e com sede em Paris, na França. A nave DART levará um cubesat italiano em seu interior, que é um minissatélite que auxiliará a coletar os dados da missão após o redirecionamento do asteroide.

Atualmente são conhecidos 27.000 asteroides próximos ao planeta Terra e, embora não haja nenhum asteroide suficientemente grande e com chances significativas de atingir a Terra nos próximos 100 anos, esse tipo de missão será extremamente importante para esclarecer diversos fatores ainda desconhecidos pelos cientistas e ajudar a elaborar um plano de defesa planetário.

O impacto do DART irá aperfeiçoar e validar modelos computacionais científicos que são críticos para prever a eficácia de um impactador cinético (quando uma sonda ou aeronave se choca com um asteroide com o objetivo de mudar seu curso) e assim ajudará os cientistas a construírem modelos mais precisos para preparar melhor nossas defesas do planeta com sucesso, caso uma futura ameaça de impacto de asteroide seja descoberta.

O custo total da missão é de 330 milhões de dólares e, se tudo ocorrer como o planejado, a colisão entre DART e o asteroide Didymos deverá acontecer somente daqui a 1 ano, entre setembro e outubro de 2022, a uma distância de 11 milhões de quilômetros de distância da Terra.

Onde assistir o lançamento

O lançamento da missão DART ocorrerá na Base da Força Especial de Vandenberg, em Santa Bárbara, na Califórnia, e está previsto para ocorrer nesta quarta-feria (dia 24) às 3h20 da manhã, no horário de Brasília. O lançamento será transmitido ao vivo pelo site da NASA a partir das 2h30, no link: https://www.nasa.gov/nasalive.

youtube video id=E0OUvEh3HWk

Ainda hoje ocorrerá uma NASA Science Live com a participação de Lori Glaze, diretora da Divisão de Ciência Planetária da Diretoria de Missão Científica da NASA, Nancy Chabot, chefe de coordenação do DART, e Joshua Ramirez Rodriguez engenheiro líder de teste e integração do subsistema de telecomunicações do Laboratório de Física Aplicada da Johns Hopkins. O evento será transmitido ao vivo nas redes sociais da NASA (Facebook, Twitter e YouTube) e o público poderá participar ao vivo enviando perguntas aos pesquisadores.