Outro ciclone bomba nos EUA em menos de um mês

Se um ciclone bomba sob o continente é raro, imagine dois em menos de um mês. É exatamente o que está acontecendo nos EUA nessa semana. Outro ciclone bomba assola o país, causando grandes nevascas, ventos fortes, chuvas e alagamentos.

Grande parte dos EUA está sob alerta de tempo severo e desastres naturais associados ao ciclone. Créditos: The Guardian [2018]

Um poderoso ciclone bomba está causando estragos na porção centro-oeste dos EUA nessa semana. É a segunda vez em um mês que esse tipo de desenvolvimento explosivo ocorre na região, apesar de ser considerado raro sob o continente. Já explicamos aqui que ciclones bomba são sistemas que tem uma queda da sua pressão central maior que 24 hPa em 24 h - o que representa uma intensificação muito rápida para um ciclone extratropical. Grande parte do país está sobre algum tipo de alerta de tempo severo e desastres naturais associados ao sistema: de nevascas e chuvas fortes no centro-oeste até incêndios e tempestades de areia no sudoeste.

Todo o setor centro-oeste do país está passando por problemas associados a chuva forte e acumulo de neve, principalmente nas regiões montanhosas. O estado mais severamente afetado pela tempestade de neve é Dakota do Sul, onde é esperado o acumulo de 70 cm de neve até sexta-feira. Os acumulados de neve já tornam o uso de rodovias quase impossível e extremamente perigoso na região. Os ventos intensos, que chegaram a 80 km/h, causaram problemas no fornecimento de energia ao longo da semana [CNN].

O setor mais centro-sudoeste dos EUA, como a parte sul do estado de Nevada e Novo México, teve a ocorrência de tempestades de areia provocadas pelos fortes ventos associados ao sistema. Texas e Novo México, estão sobre alerta de incêndios devido a combinação dos fortes ventos e tempo seco. Os ventos nesses locais poderão chegar a 120 km/h, equivalente a intensidade de um furacão categoria 1.

A previsão é que essa grande tempestade continue a ganhar força cruzando os EUA, afetando cerca de 200 mil pessoas. Em seu trajeto são esperados muitos danos relacionados a ventos fortes, neve, alagamentos por chuva e tempo severo. Mais de 4 milhões de pessoas estão sob alerta de nevascas até o dia de hoje, incluindo os estados de Wyoming, Colorado, Kansas, Nebrasca, Dakota do Sul e Minnesota. Esta tempestade só perde em intensidade para o ciclone bomba que atingiu a mesma área do país no mês passado e já foi igualmente classificado como histórico. Se um ciclone bomba é raro sob o continente, imagine dois no intervalo de um mês.