Os melhores lugares do mundo para fazer "astroturismo"

Analisamos os melhores destinos turísticos "starlight", e lhe contaremos aqui sobre o que é esse conceito. O "astroturismo" está em alta, conheça também alguns locais maravilhosos para isto.

astroturismo astronomia observatório estrelas starlight turismo
O "astroturismo" está em alta.

Passear pelo mundo visitando paisagens incríveis durante o dia, e à noite contemplando os céus mais fascinantes que você possa imaginar, é a proposta que o astroturismo te oferece.

Vamos lhe apresentar um resumo dos melhores destinos turísticos, e também os credenciados como "starlight", a nível internacional. Esta é uma breve lista de alguns dos locais mais destacados para desenvolver esta atividade, então é apenas preliminar e muito mais lugares poderão ser adicionados.

Os melhores lugares para fazer "astroturismo"

  • Argentina: uma das referências do astroturismo na América Latina. Possui destinos realmente espetaculares para observação do céu; aliás, dedicamos um texto especial para listar alguns deles, que você pode ver clicando aqui.
  • Chile: possui a maior concentração de observatórios astronômicos científicos, concentrando atualmente 40% da capacidade de observação do céu. Os locais estão associados ao grande deserto do Atacama: San Pedro de Atacama, Antofagasta, Valle del Huasco, del Limarí e de Elqui. Existe uma grande variedade de astroturismo em Santiago do Chile, Casablanca, Valle de Aconcagua, Santa Cruz, etc.
astroturismo astronomia observatório estrelas starlight turismo
ALMA, estação base do maior telescópio do mundo, no Chile.
  • Colômbia: o Observatório Astronômico Astrosur e o Observatório Municipal no deserto de Tatacoa, são destinos espetaculares para o astroturismo. Além disso, o Observatório Astronômico Nacional, em Bogotá, organiza atividades especiais, assim como o Observatório da Universidade de Los Andes e o Planetário de Medellín.
  • Brasil: os melhores locais no nosso país são: Nova Friburgo, Teresópolis, Serra da Mantiqueira e o Observatório do Pico dos Dias, do Laboratório Nacional de Astrofísica em Brazópolis, Minas Gerais.
  • México: um dos países com maior variedade para desfrutar do astroturismo. Na Baixa Califórnia, a 2.800 metros acima do nível do mar, o Observatório Astronômico Nacional espera por você, mas acampe ao redor dele no Parque Nacional San Pedro Mártir, um dos melhores lugares do Hemisfério Norte para o astroturismo. Outra opção de destaque é a extinta cratera do vulcão Sierra Negra, dentro do Parque Nacional Pico de Orizaba a mais de 4.500 metros acima do nível do mar. Você não pode deixar de visitar o Grande Telescópio Milimétrico em Puebla, o maior do gênero.
astroturismo astronomia observatório estrelas starlight turismo
Observatório Astronômico Nacional San Pedro Mártir, no México.
  • Espanha: outro dos melhores países catalogados para astroturismo no Hemisfério Norte, e inclusive possui várias certificações de destino turístico Starlight. Destacam-se a Ilha de La Palma, o Observatório Roque de los Muchachos e o Grande Telescópio Canarias. Na sua parte continental encontram-se: o Jardim Botânico de Santa Catalina, o Parque Nacional de Monfragüe em Cáceres, o complexo de astroturismo Encinas e Estrellas, em Higuera la Real em Badajoz, a rota Camino de Las Estrellas em Galícia, a rota astronômica de Santa Ana la Real, o Centro de Interpretação Astronômica Villanueva de los Castillejos em Huelva, e muitos outros.
youtube video id=qqTjyMsn0NU
  • Portugal: Alqueva tem certificação especial de céus escuros e cobre cerca de 3.000 quilômetros quadrados, incluindo pequenas cidades como Alandroal, Mourão, Barrancos, etc.
  • Estados Unidos: conta com mais de 42 parques de céus escuros certificados em Utah, Arizona, Califórnia, Nevada e Novo México. O principal destino de astroturismo está localizado em Mauna Kea, no Havaí. Outros lugares são o Parque Nacional Joshua Tree e Cabo Canaveral na Flórida (por seus parques temáticos).
astroturismo astronomia observatório estrelas starlight turismo
Curso de astrofotografia, em Menorca (Espanha). Créditos: fundacion starlight
  • Nova Zelândia: o Parque Nacional Rakiura, localizado na ilha Stewart, e a praia de Castlepoint, na ilha Norte, considerada uma área ideal para a observação de estrelas.
  • Jordânia: o deserto de Wadi Rum, cenário de vários filmes de ficção científica como "Missão: Marte" e "Rogue One: uma história Star Wars", e que atrai muitos turistas para astrofotografia.
  • Marrocos: em Merzouga, próximo ao deserto de Erg Chebbi e suas dunas, são oferecidos passeios em camelos, em jipe 4x4 e a pé. Uma viagem inesquecível!

O que significa um destino turístico "Starlight"

Segundo a Fundação Starlight, estes destinos são locais passíveis de serem visitados, com excelentes qualidades para contemplar céus estrelados e que, estando protegidos da poluição luminosa, são especialmente adequados para desenvolver atividades turísticas baseadas neste recurso natural.

astroturismo astronomia observatório estrelas starlight turismo
Astroturismo no Salar de Uyuni, Bolívia.

Não só devem certificar a qualidade dos seus céus e os meios para garantir a sua protecção, mas também as infraestruturas e atividades adequadas à oferta turística (alojamento, meios de observação à disposição dos visitantes, formação do pessoal encarregado pela interpretação astronômica, etc) e sua integração na natureza noturna.

A ideia desta certificação é promover, a nível mundial, a melhoria da qualidade das experiências turísticas e a proteção dos céus noturnos.

Como conseguir a certificação "Starlight"

A qualidade do céu é avaliada como condição fundamental. O céu limpo (sua cobertura de nuvens e nível de "tempo útil"), seu brilho, a baixa poluição luminosa, a excelente clareza ou nitidez (boa visão) e a transparência do ar, são as condições fundamentais exigidas para as observações astronômicas e o desenvolvimento do turismo estelar.

A auditoria também examinará a ação sobre o meio ambiente no destino, os critérios de sustentabilidade e proteção de outros recursos naturais e culturais relevantes para a observação de estrelas.