Os 30 destinos mais interessantes para visitar em 2024, segundo a National Geographic

A revista de viagens mais famosa do mundo compartilhou a “Cool list 2024” onde anuncia a lista dos 30 lugares e experiências mais interessantes para visitar em 2024.

países, cidades
Todos os anos, a National Geographic Traveler revela uma coleção de 30 destinos e experiências para fazer no ano seguinte.

Isso termina em 2023 e já estamos fazendo planos para o próximo ano. Entre os desejos de realizações pessoais e profissionais, está sempre a esperança de uma viagem que nos permita conhecer novos destinos e experiências.

Como todos os anos, a National Geographic Traveler lança uma coleção de 30 destinos e experiências de todo o mundo que considera “os mais interessantes para visitar no próximo ano”. Quer seja uma cidade icônica com os seus museus, uma cidade isolada, uma nova atração ou escalar uma montanha, a sua lista de desejos deve ter um destes lugares.

Europa

Ideal para visitar o velho continente.

Albânia

A joia dos Balcãs, atrai viajantes com a sua combinação de história, costas espetaculares e os misteriosos Alpes Albaneses, ideal para os amantes de caminhadas e da vida selvagem. As empresas oferecem passeios autoguiados de oito dias, incluindo caminhadas por passagens nas montanhas e acomodação com famílias locais na pitoresca vila de Theth.

Belfast, Irlanda do Norte

A cidade tem visto um aumento no turismo nos últimos anos, graças ao novo museu Titanic Experience, ao seu uso como local de filmagem de Game of Thrones e à sua história turbulenta. A candidatura de Belfast a Capital Europeia da Cultura em 2017 foi frustrada pelo Brexit, mas a cidade continua a avançar com os seus planos para um ano de celebração cultural.

Emília-Romanha, Itália

O Tour de France, a maior prova de ciclismo do mundo, terá início na Emilia-Romagna, região da Itália conhecida pelas suas aldeias pitorescas, gastronomia e rica história. A região possui uma extensa rede de ciclovias, que vão desde caminhadas suaves pelo campo até subidas desafiadoras de montanhas.

Europa de trem

Os trens noturnos na Europa estão passando por um renascimento. Um número crescente de empresas estão investindo em novos serviços noturnos, que oferecem uma alternativa mais sustentável e acessível aos voos curtos.

trem, europa
Viaje à noite e de trem por toda a Europa.

As novas rotas do trem noturno incluem:

  • ÖBB Nightjet: esta rota liga Paris a Berlim e outras cidades europeias.
  • European Sleeper: esta rota liga Bruxelas a Berlim e Praga.
  • Midnight Trains: esta rota conecta Paris a Veneza e outras cidades europeias em 2025.
  • Orient Express La Dolce Vita: esta rota conecta cidades italianas como Roma, Florença e Veneza.

Galloway e South Ayrshire, Escócia

Desde encostas varridas pelo vento até densas florestas rodeadas por riachos, as ricas paisagens da região de Galloway e South Ayrshire ajudaram a Escócia a tornar-se a primeira reserva da biosfera da UNESCO.

Nordland, Noruega

Ele está localizado no Círculo Polar Ártico. É uma região de grande beleza natural, com geleiras, picos altos, fiordes e vilas de pescadores. Em 2024, Nordland sediará a inauguração do Six Senses Svart, o primeiro hotel de energia positiva do mundo. O hotel estará completamente fora da rede e funcionará com energia solar própria.

North Yorkshire, Inglaterra

A propriedade de 1.200 hectares do Broughton Sanctuary está empreendendo um projeto para devolver um terço de suas terras à natureza.

turismo, viajar
Alguns destinos oferecem opções sustentáveis.

O projeto visa aumentar a biodiversidade da área, que já inclui lontras, lebres e peneireiros. Para isso, uma série de ações estão sendo realizadas, tais como:

  • Reduzir o pastoreio intensivo de ovelhas;
  • Restaurar turfeiras e cursos de água;
  • Plante dezenas de milhares de mudas.

Pompéia, Itália

Um novo trem direto de Roma torna mais fácil do que nunca visitar Pompéia. A viagem dura menos de duas horas, o que significa que você pode passar um dia inteiro explorando a cidade e retornar a Roma à noite.

Saimaa, Finlândia

É um destino gastronômico imperdível. A região, que abriga o maior lago da Finlândia, é conhecida pela sua abundante oferta de produtos locais, incluindo caça selvagem, peixe, cogumelos e bagas.

Tartu, Estônia

É o lar da Universidade de Tartu, a universidade mais antiga da Estônia, bem como de vários museus, teatros e galerias de arte.

esportes, arte
Enquanto algumas cidades foram selecionadas pela cultura, outras fazem parte da lista pelos seus esportes.

Foi selecionada como uma das três Capitais Europeias da Cultura para 2024, juntamente com Bad Ischl na Áustria e Bodø na Noruega.

Alemanha

O Euro 2024 na Alemanha oferecerá aos viajantes uma oportunidade única de vivenciar o melhor futebol da Europa, bem como a rica cultura e história do país.

Valeta, Malta

Em 2024, Valletta será o cenário da sequência do filme Gladiador, que usará a cidade para recriar a Roma antiga. A cidade foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO e é conhecida por seu horizonte de ameias e cúpulas de catedrais.

Whisky no País de Gales

O País de Gales tem uma longa tradição na produção de whisky, que remonta ao século XIII. Existem atualmente quatro destilarias de whisky de single malte no País de Gales com IGs licenciadas no Reino Unido. Essas destilarias utilizam água mineral local e cevada maltada para produzir whisky com sabor único.

Wild Atlantic Way, Irlanda

Uma viagem rodoviária de 2.500 quilômetros ao longo da costa oeste da Irlanda oferece uma mistura de paisagens espetaculares, história e cultura. É uma das atrações turísticas mais populares da Irlanda e este ano está agregando novas atrações.

América

Alguns destinos mais próximos:

Atacama, Chile

O Parque Nacional Desierto Florido é uma nova área protegida no norte do Chile que abriga uma incrível variedade de flores silvestres. O parque está localizado no Deserto do Atacama, que é o lugar mais seco do mundo.

Argentina, deserto
Algumas cidades da América do Sul também estão na lista

A melhor época para visitar o parque é durante a época de floração, que geralmente vai de setembro a novembro.

Lima, Peru

É conhecido por sua cena culinária rica e vibrante. A cidade foi eleita a capital mundial da gastronomia pela revista Restaurant e abriga alguns dos melhores restaurantes do mundo. Também oferece uma variedade de atrações turísticas, como o centro histórico, Patrimônio Mundial da UNESCO, e as ruínas de Machu Picchu.

Estado de Nova York, EUA

É conhecida por suas atrações turísticas, desde as Cataratas do Niágara até a cidade de Nova York. Em 2024, terá três novas inaugurações de museus que serão do interesse de viajantes de todo o mundo, como o American LGBTQ+ Museum, o Stonewall National Monument Visitor Center ou o Lake Placid Olympic Museum.

Miami, EUA

Sublinhado está um projeto de redesenvolvimento que está transformando o terreno abaixo do elevado Metrorail de Miami em um espaço verde exuberante que oferece um novo espaço para a arte pública, com novas obras acrescentando-se ao já vibrante cenário artístico. Também abrirá uma galeria subaquática com uma variedade de esculturas, todas projetadas para promover a vida marinha.

República Dominicana

República Dominicana é uma ilha caribenha conhecida por sua exuberante floresta tropical, cachoeiras deslumbrantes e águas cristalinas. Em 2024, a ilha abrirá uma nova trilha para praticantes de caiaque no mar, chamada Waitukubuli Sea Trail.

Nova Escócia, Canadá

O Congrès Mondial Acadien é um evento cultural realizado a cada cinco anos em uma comunidade acadiana ao redor do mundo. Em 2024, o evento acontecerá naquela cidade.

montanhas, paisagens
Os eventos e celebrações que acontecerão durante 2024 são levados em consideração para esta lista

A conferência contará com uma série de eventos, incluindo concertos, demonstrações de culinária, exposições e eventos esportivos. Os visitantes poderão aprender sobre a cultura acadiana e experimentar a rica culinária da região.

Texas, EUA

Em 8 de abril de 2024, uma faixa do Texas ficará completamente escura quando a Lua passar entre a Terra e o Sol. Este eclipse solar total será visível em uma região que se estende desde a fronteira mexicana até o leste de Oklahoma.

Península de Yucatán, México

É um lugar de rica história e cultura, e a civilização maia desempenhou um papel importante no seu desenvolvimento. Recentemente foi descoberta uma nova cidade chamada Ocomtún. Ainda está em escavação, mas acredita-se que possa ser um dos maiores da região.

Zonas Úmidas de Iberá, Argentina

São uma vasta região úmida localizada no nordeste da Argentina e uma das regiões de maior biodiversidade do país. É o lar de uma grande variedade de flora e fauna, incluindo espécies ameaçadas como o tamanduá-bandeira e a onça-pintada. É um destino turístico popular para os amantes da natureza.

África

O continente da diversidade:

Akagera, Ruanda

O Parque Nacional Akagera é um exemplo brilhante de como a conservação pode restaurar a vida selvagem em uma área anteriormente devastada.

África, natureza
A revista recomenda conhecer a cultura e a natureza africanas.

Em 1994, a guerra civil ruandesa dizimou a vida selvagem do parque. Hoje é o lar de uma próspera população de leões, rinocerontes, elefantes, girafas, crocodilos, leopardos e pássaros.

Florestas secas de Andrefana, Madagascar

Constituem um ecossistema único localizado no oeste de Madagascar onde a sua fauna é facilmente visível. Eles são caracterizados por rochas pontiagudas, árvores bulbosas e uma grande variedade de espécies endêmicas de plantas e animais.

Serra Leoa

É um país da África Ocidental com uma rica história e cultura, bem como uma beleza natural deslumbrante. Nos últimos anos, o país tem trabalhado para desenvolver a sua indústria turística. Uma das principais atrações são suas praias de areia branca e águas cristalinas.

Ásia

Gastronomia e natureza se unem na Ásia:

Índia

Sikkim é um pequeno e remoto estado do Himalaia localizado entre o Nepal, o Butão e o Tibete. As paisagens são impressionantes e atraem milhares de caminhantes todos os anos.

Tainan, Taiwan

É a cidade mais antiga. Foi influenciado por uma variedade de culturas, desde os holandeses aos chineses e japoneses.

Em 2024, Tainan comemora seu 400º aniversário. A cidade está organizando uma série de eventos para marcar a ocasião, incluindo festivais, exposições e concertos.

Xi'an, China

Cidade histórica com mais de 3.000 anos. Foi a capital da China durante várias dinastias e abriga vários locais históricos importantes, como o Exército de Terracota, a Grande Muralha da China e a Cidade Proibida de Xi'an.

Oceania

Austrália

A Grande Rota de Banhos Vitorianos é uma nova viagem rodoviária de 1.000 quilômetros que liga fontes termais e banhos de mar em todo o estado de Victoria, na Austrália. A rota oferece aos visitantes a oportunidade de relaxar e rejuvenescer nas águas ricas em minerais que borbulham no subsolo.

Referência de notícias

The Cool List 2024: the 30 most exciting destinations to visit in 2024, National Geographic Travel