Onde está o A81? O iceberg gigante que está à deriva pelo Hemisfério Sul

As fotografias mostram a natureza dinâmica do iceberg A81 à medida que ele flutua cercado por icebergs menores que também se desprenderam no Mar de Weddell.

iceberg, clima, temperatura, planeta, Antártica
Imagens aéreas mostrando o comportamento e deslocamento do iceberg A81 foram divulgadas.

O British Antarctic Survey (BAS) divulgou recentemente as primeiras imagens aéreas do enorme iceberg A81, que se desprendeu da plataforma de gelo Brunt em 22 de janeiro de 2023. Apesar da espetacularidade do evento, os cientistas sabiam há anos que isso aconteceria e não o relacionaram diretamente com o clima mudar.

Este iceberg tem 1.550 quilômetros quadrados, aproximadamente o tamanho da cidade de Londres. As imagens mostram a natureza dinâmica do iceberg cercado por icebergs menores que se separaram do bloco principal. Este evento fazia parte do ciclo natural à medida que as geleiras se movem para o oceano e, eventualmente, os icebergs se quebram quando a seção flutuante se torna muito frágil.

O iceberg se partiu quando a fissura conhecida como Chasm-1 se expandiu completamente pela plataforma Brunt. A ruptura representa o segundo deslizamento de terra notável nesta área nos últimos dois anos.

Onde está localizado e por que seu monitoramento é importante?

O monitoramento feito pelos glaciologistas do BAS mostra que a área da estação de pesquisa não foi afetada pelo deslizamento. Deve-se notar que o A81 é o segundo grande iceberg na região em dois anos e, embora atualmente não represente um risco, pode cruzar a Passagem de Drake, onde pode ser um sério perigo para a navegação. Mesmo assim, até que isso aconteça pode levar mais de um ano.

Depois de se desprender da plataforma de gelo, o iceberg virou sobre si mesmo e está indo para o sul. Ele agora flutua cerca de 150 km de sua origem. Nestas circunstâncias, espera-se que o A81 siga os passos dos icebergs anteriores levados para o oeste pela forte Corrente Costeira Antártica.

Os cientistas da BAS e a comunidade em geral continuarão a rastrear e monitorar o A81 enquanto ele navega pelo Mar de Weddell e mais ao norte na bacia do Atlântico Sul. Outro enorme iceberg em movimento é o A76A. Este enorme pedaço de gelo faz parte do iceberg A76, que começou sua vida depois de se separar da plataforma de gelo Filchner-Ronne em meados de maio de 2021.

Quais são os outros perigos que pode causar?

Os desprendimentos dos icebergs representam um perigo para a navegação local, por isso são cuidadosamente monitorados, mas não é o único perigo que eles representam, pois a própria natureza também pode sofrer consequências devido à presença desses enormes blocos de gelo que flutuam à deriva.

Quando o iceberg se aproxima de águas mais rasas, pode afetar gravemente o ecossistema da Geórgia do Sul e das Ilhas Aurora. Se o iceberg pousar no fundo do mar raso da região, poderá destruir a fauna do fundo do mar e interromper as correntes oceânicas e as rotas de alimentação da fauna local.