O recorde de maior granizo já visto na Austrália foi quebrado!

Uma enorme pedra de granizo de 16 cm de diâmetro que caiu na cidade de Yalborro, no estado de Queensland, Austrália, quebrou o antigo recorde australiano! As tempestades não só castigaram a região com granizo, mas também com chuvas torrenciais e ventos fortes.

Granizo Austrália
Enormes pedras de granizo que chegaram a 16 cm de diâmetro cairam em solo no estado de Queensland, Austrália. Foto: Divulgação/ Redes Sociais.

Na segunda-feira (18), fortes núcleos de tempestade atingiram a costa nordeste da Austrália, atingindo principalmente as cidades de Yalboroo, Mackay e Darling Downs. Na cidade de Yalborro os estragos foram ainda maiores, pois essas tempestades despejaram uma grande quantidade de granizo na região. O pior é que esses granizos não eram de um tamanho comum, eram granizos gigantes, com larguras superiores a 10 cm!

Foi estimado em 16 cm de diâmetro ... o que significaria que caiu a uma velocidade terminal de bem mais de 100 km/h! - disse Noah Bergren em seu twitter sobre o novo recorde de granizo.

Inclusive uma dessas pedras de granizo gigantes quebrou o recorde nacional! Especialistas da agência de meteorologia da Austrália, a Bureau of Meteorology (BOM), analisaram um enorme granizo coletado dessa tempestade na terça (19) e constataram que a pedra tinha cerca de 16cm de largura, 2 centímetros a mais que o antigo recorde do país, fruto de uma tempestade que também ocorreu neste mesmo período do ano no estado de Queensland no ano de 2020.

youtube video id=jRZj8G1HhLM

De acordo com os meteorologistas da BOM, a passagem de um cavado em médios níveis da atmosfera, junto a convergência de ventos frios e mais secos de sul com o ar quente e úmido vindo do oceano, proporcionou uma atmosfera bastante instável, uma combinação ideal para que esse gigante granizo pudesse crescer bem antes que a gravidade o forçasse a cair no solo.

Entenda como o granizo se forma: Como se forma o granizo?

Essas tempestades severas têm atingido o estado de Queensland desde o início da semana até hoje, diversas chuvas de granizo foram registradas pela população e reportadas às autoridades locais. Segundo a BOM, até o final da semana novas chuvas ocorrerão na região, mas felizmente a previsão é de serem menos intensas do que as vistas no início dessa semana.

As tempestades que ocorrem nessa quarta (20) fizeram com que o teto de um shopping na cidade de Coffs Harbour cedesse por conta da forte chuva e todo o prédio precisou ser evacuado. Além desse caso, ontem (19), ventos de até 120km/h fizeram uma pequena aeronave se chocar e ficar em cima de outra no aeroporto da cidade de Mackay.

Outros recordes de granizo pelo mundo

Apesar desse granizo na Austrália ser incrivelmente gigante, ele não é o maior já registrado, quando comparado a outros de outros países. Em abril de 2021, uma pedra de granizo, semelhante ao da Austrália, foi confirmada no estado do Texas, nos Estados Unidos, com cerca de 16,2 cm de diâmetro, estabelecendo um novo recorde no estado.

Registro do cientista do NCAR, Charles Knight, fazendo um modelo tridimensional de uma pedra de granizo que caiu no quintal de Lee Scott de Vivian, Dakota do Sul, em 23 de julho de 2010. Foto: UCAR.

Porém, esse não é o maior granizo já registrado nos Estados Unidos. Em julho de 2010, no estado da Dakota do Sul, um granizo com quase 2kg e com incríveis 20,3 cm de diâmetro foi registrado. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), essa é a pedra de granizo mais pesada já registrada no Hemisfério Ocidental.

Entretanto, o recorde mundial talvez pertença ao granizo registrado na província de Córdoba, na Argentina. Um estudo de 2020 mostrou que uma pedra de granizo com quase 24 cm de diâmetro caiu na região em fevereiro de 2018.