O que são essas estranhas manchas azuis capturadas acima da atmosfera?

Um astronauta capturou uma imagem incrível da Estação Espacial Internacional sendo capaz de observar esse estranho fenômeno. Por que aconteceu? Conheça os detalhes abaixo.

imagem de ISS
A ISS é uma pequena cidade científica flutuando no espaço e girando em torno da Terra a uma altitude de 400 km. É usado para estudar os efeitos do voo espacial e como plataforma para inúmeros estudos científicos. Imagem: NASA.

Um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) conseguiu capturar uma imagem incrível, na qual dois misteriosos pontos azuis brilhantes são observados acima da atmosfera da Terra.

A fotografia foi tirada em 30 de outubro de 2021 por um membro desconhecido da tripulação da Expedição 66, enquanto a ISS orbitava sobre o Mar da China Meridional.

Esta imagem intrigante foi compartilhada apenas alguns dias atrás pelo Observatório da Terra da NASA em suas redes, explicando as razões desse estranho fenômeno.

O efeito causado pelo raio

Conforme confirmado por fontes oficiais, estes são dois fenômenos naturais não relacionados que aconteceram ao mesmo tempo: uma tempestade de raios e o brilho da lua.

No caso do ponto brilhante que podemos ver na parte inferior da imagem, foi causado por um enorme raio em algum lugar do Golfo da Tailândia.

Embora os raios sejam difíceis de serem vistos da ISS, uma vez que as tempestades são frequentemente cobertas por nuvens, esse fenômeno em particular foi causado por raios atingindo perto de uma grande abertura circular no topo das nuvens, fazendo com que elas acendam. O resultado foi a formação de um anel luminoso.

A distorção da Lua

De acordo com o Observatório da Terra, a mancha encontrada na parte superior direita da fotografia foi causada pela distorção da luz da Lua, uma vez que está dispersa na atmosfera terrestre em forma de partículas, resultando em uma mancha azulada com um halo borrado ao seu redor.

A distorção do luar resultou em uma mancha azulada com um halo ao redor.

Para entender como esse fenômeno ocorre, podemos compará-lo com o que vemos em um dia em que o céu está azul porque os comprimentos de onda do azul são muito curtos, então é mais fácil para eles se dispersarem e serem visíveis ao olho humano.

Você também pode ver uma série de flashes causados por uma rede de luzes artificiais das regiões do Vietnã e da ilha de Hainan, localizada no sul da China.

No entanto, esses flashes são ligeiramente obscurecidos devido à presença de nuvens. Junto com isso, um halo laranja também pode ser identificado na borda da atmosfera do nosso planeta, que é conhecida como o membro da Terra.

Outra mancha azul vista do espaço

Um evento semelhante ao que estamos descrevendo neste artigo foi fotografado pelo astronauta francês Thomas Pesquet em 7 de outubro de 2021, durante sua estadia na ISS.

Na ocasião, o fenômeno luminoso foi registrado na alta atmosfera terrestre, quando o grande laboratório espacial sobrevoava a região do continente europeu.