O poder da agricultura inteligente

Uma vez que as adversidades do tempo e do clima desafiam os produtores rurais, a agricultura inteligente vem como solução. Água no solo no momento correto pode mudar os rumos da produtividade de uma lavoura.

Pivôs de irrigação
Irrigação sendo realizada através de diversos pivôs

Não é de hoje que produtores rurais enfrentam adversidades durante o ciclo de sua cultura, e muitas delas estão atreladas às condições do tempo e do clima. As frequentes mudanças nos padrões climáticos dos últimos anos, exigem cada vez mais a atenção do produtor rural no planejamento e no controle das produções agrícolas.

Conforme as dificuldades foram aumentando, a necessidade de utilização da tecnologia no campo também se tornou indispensável. O tempo de hoje não é mais tão previsível como antigamente. Isso porque as culturas em geral, só se desenvolvem bem e garantem uma boa produtividade em condições favoráveis do clima.

Desenvolvimento
Índices de água disponível no solo podem traçar o destino de uma lavoura

Meteorologistas e agricultores têm se tornado cada vez mais próximos com a finalidade de garantir uma boa safra, com isso, a agricultura inteligente veio com papel importante de unir dados meteorológicos para ajudar no monitoramento da lavoura do começo ao fim do seu ciclo.

O intuito é fazer com que os produtores e cooperativas tomem as melhores decisões e no momento certo durante as várias fases de uma cultura.

Vale ressaltar que é importante que o agricultor esteja bem informado e procure ajuda de profissionais especializados no assunto. Meteorologistas é que fazem o acompanhamento das condições do tempo de forma adequada.

Afinal, o que é a agricultura inteligente?

A definição de agricultura inteligente aponta sobre um sistema que monitora e reúne diferentes dados meteorológicos com a finalidade de auxiliar o agricultor sobre as condições da produtividade de sua lavoura.

O estudo é feito através do acompanhamento das condições do tempo e do clima, e isso acontece durante todo o ciclo da cultura, ou seja, em suas várias fases desde o plantio, passando pelo desenvolvimento até chegar à colheita.

Os dados são coletados através de estações meteorológicas e sensores que captam diversas informações como temperatura, precipitação, umidade do solo, entre outros parâmetros até mesmo o tempo de molhamento foliar.

Medição de chuva
Exemplo de medição simples do volume de chuva através de pluviômetro no campo

Para se ter noções reais de desenvolvimento de uma cultura para diminuir as perdas na produtividade, é preciso controlar o comportamento do solo, os índices de disponibilidade hídrica e o desenvolvimento recorrente das vegetações, o que é possível através da agricultura inteligente.

Irrigação inteligente

Uma vez que as condições de tempo e clima têm alto poder sobre o desenvolvimento e a produtividade de uma lavoura, produtores rurais tiveram que se adaptar ao longo dos anos.

Não dá para ficar totalmente à mercê das chuvas e esperar que tudo aconteça dentro do normal ano após ano. Algumas vezes, elas podem falhar.

Ao pensar nesta falha da chuva que pode acontecer, até mesmo com grande frequência a depender de diversos sistemas e condições meteorológicas, os produtores rurais buscaram alternativas e ajuda com a irrigação.

A irrigação inteligente se mostra como um sistema robusto de levar água até o solo no momento certeiro. Uma vez que a fase do ciclo precisa de umidade, esta água é fundamental para evitar perdas significativas e até mesmo grandes quebras na safra.

Irrigação
Pivô de irrigação em funcionamento em uma fazenda

O chamado pivô que faz a irrigação acontecer vem para melhorar a eficiência. As torres precisam se movimentar juntas, pois isso evita o atrito entre elas – um impacto entre uma torre e outra geraria custos com manutenção ao produtor rural, tudo que ele não quer. Os pivôs contam também com sensores meteorológicos para captar dados de precipitação, temperatura e umidade relativa do ar.

Esse sistema robusto possibilita um manejo mais correto na lavoura ao aplicar a quantidade de água adequada e no momento correto.

E não é somente água no solo que a irrigação inteligente provoca, pois os pivôs também podem trabalhar na hora da fertilização e da aplicação de defensivos em conjunto com a água.

Uma das maiores vantagens ao produtor rural que decidir apostar na inovação é um sistema de telemetria que facilita o controle dos pivôs de irrigação de forma remota através do celular ou computador, ou seja, o produtor rural não precisa caminhar pelo campo o tempo todo.