O incrível comportamento agressivo das orcas no Estreito de Gibraltar: fome, estresse ou outra coisa?

As águas do Estreito de Gibraltar estão sendo palco de uma série de surpreendentes ataques de majestosas orcas. Esses ataques chamaram a atenção de cientistas, que agora buscam a resposta de por que esse comportamento incomum ocorreu.

orcas, ataque
Ataque de orcas afunda um barco no Estreito de Gibraltar.

Tudo começou há alguns anos, quando do sul ao norte da Espanha, marinheiros começaram a fazer pedidos recorrentes de ajuda após encontros preocupantes com orcas. Duas embarcações perderam parte do leme, pelo menos um tripulante sofreu concussões com o impacto da batida e várias embarcações sofreram danos graves. As autoridades marítimas espanholas alertaram os navios para "manter distância", mas isso tornou-se muito difícil porque os cetáceos perseguiam os barcos.

As orcas são famosas por sua inteligência e habilidades de caça, mas se alimentam principalmente de peixes e mamíferos marinhos, por isso esse comportamento chama muita atenção de especialistas. E o mais surpreendente de tudo é parece que agora as orcas estão ensinando seus filhotes a atacar os veleiros. E embora os ataques já duram mais de dois anos, a atenção que o assunto está recebendo nesses últimos dias se deve ao fato de que finalmente conseguiram afundar um barco.

Os mais pequenos bateram no leme por trás, enquanto a grande orca repetidamente recuou e bateu no barco com toda a força pela lateral.

"Havia duas orcas menores e uma maior", disse o capitão do Champagne, Werner Schaufelberger, à mídia alemã após ser resgatado. “Os mais pequenos batiam no leme por trás, enquanto a grande orca recuava repetidamente e batia no barco com toda a força pelo lado”, acrescentou. Schaufelberger disse ter visto as orcas menores imitarem o comportamento da maior. “As duas orcas menores observaram a técnica da maior e, com um leve impulso, também se chocaram contra o barco.”

youtube video id=yr0jGL-GG4Y

Por mais estranho que pareça essa propagação no comportamento, não é a primeira vez que as orcas copiam e adotam uma nova moda. No verão de 1987, uma orca fêmea foi vista usando um salmão morto na cabeça como chapéu. Nas cinco a seis semanas seguintes, o comportamento se espalhou e orcas de dois outros grupos foram vistas na mesma área com seus próprios salmões. A moda continuou e os "chapéus" foram usados até o verão seguinte.

As hipóteses

Uma das teorias mais interessantes sugere que a diminuição da disponibilidade de alimentos na área pode estar influenciando o comportamento das orcas. As mudanças climáticas alteraram os padrões migratórios de várias espécies de peixes, o que pode afetar a dieta das orcas e levá-las a buscar novas fontes de alimento. Alguns especialistas acreditam que os ataques aos barcos podem ser uma tentativa desesperada das orcas de encontrar comida em lugares inusitados.

Não sabemos a origem nem a motivação, mas o comportamento defensivo baseado no trauma como origem de tudo isso, a cada dia ganha mais força para nós.

Outra teoria sugere que esses ataques podem estar relacionados ao aumento do tráfego marítimo no Estreito de Gibraltar. A presença constante de navios e barcos pode causar estresse e frustração nas orcas, levando-as a agir de forma agressiva. Curiosamente, foi observado que esses ataques ocorrem com mais frequência durante a temporada de observação de baleias, quando o número de barcos turísticos aumenta significativamente na área.

E como terceira hipótese, que vai ganhando força à medida que as investigações avançam, um evento traumático pode ter desencadeado uma mudança no comportamento de uma orca, e o restante da população a teria imitado posteriormente. “Não sabemos a origem nem a motivação, mas o comportamento defensivo baseado no trauma como origem de tudo isso, a cada dia ganha mais força para nós”, afirmam os especialistas.

Quem é o vingador?

Há uma baleia fêmea chamada White Gladis, ou Gladis Blanca, que esteve presente em muitos dos ataques. White Gladis pode ser identificada pelas cicatrizes que marcam seu corpo, que podem ter sido causadas por linha de pesca ou contato com barcos. Este espécime é conhecido dentro de abrigos de animais, tanto que os pesquisadores publicaram um diagrama das cicatrizes de White Gladis.

Mas os pesquisadores que estudam a orca que afunda o barco são muito mais cautelosos ao identificar um líder ou atribuir uma intenção a ele. "“Ainda não temos certeza de que esse foi o caso desse animal que iniciou o comportamento, e temo que nunca saberemos, pois não há evidências da primeira interação", disse Ruth Esteban, pesquisador e autora do primeiro artigo descrevendo esses ataques.

Mas Gladis não é a única, as cicatrizes não são raras nestes animais. Eles procuram atum enganchado em linhas de pesca para comer antes que os pescadores possam arrastá-lo para a superfície. Comportamentos como esse podem levar a lesões, incluindo lacerações profundas e até amputações.