Novo espetáculo do vulcão Etna: fotos e vídeos da erupção

No dia 12 de junho houve uma nova atividade eruptiva no Etna: o espetáculo foi visível a muitos quilômetros de distância, na noite de sábado para domingo.

Nova erupção espetacular do Etna aconteceu neste 12 de junho, com uma intensa fonte de lava, acompanhada pela emissão de nuvens eruptivas. O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), Observatório do Etna, anunciou ontem de manhã que a partir das 11:30 UTC foi observado um aumento da intensidade e frequência da atividade estromboliana na Cratera do Sudeste, com uma emissão intermitente de cinzas.

Foram registados dois transbordamentos de lava: um bem alimentado, com a frente atingindo uma altitude de cerca de 2.800 metros acima do nível do mar, o outro se propagou na direção leste, chegando ao extremo ocidental do vale do deserto de Bove. Espetacular o cenário que se apresentava na noite de sábado, 12 de junho, ao redor do vulcão.

Há muitas fotografias da área nas encostas do Etna, na Sicília, tiradas na noite de sábado, 12 de junho. Em baixo, desde a Catânia.

À noite, a chuva de cinzas e material piroclástico obrigou as pessoas presentes no Refúgio Sapienza a abrigarem-se com guarda-chuvas e outros objetos, como se pode ver no vídeo seguinte. A SAC, empresa que gere o aeroporto de Catânia, anunciou também que, devido à nova fase eruptiva, a unidade de crise ordenou o encerramento de um setor do espaço aéreo até às 9 horas da manhã do dia 13 de junho.

Na manhã de hoje, domingo, 13 de junho, a atividade vulcânica diminuiu. Este é mais um paroxismo desde meados de fevereiro, quando houve uma espetacular atividade eruptiva, cujos acontecimentos temos vindo a informar com frequência. Desde então, nos meses que se seguiram, houve muitos outros.