Março termina com tornado em Porto Alegre e inundações no ABC Paulista; confira as imagens
A chegada de uma frente fria sobre Porto Alegre e a presença de instabilidades sobre o ABC Paulista, provocou a formação de um tornado na capital Gaúcha e inundações no Grande ABC.
- Mais informações: Sequência de frentes frias e de massas de ar frio marcam a primeira semana de abril; veja a previsão

A semana começou com sustos aos moradores de Porto Alegre e também das cidades do ABC Paulista, Santo André foi a cidade mais afetada pelas chuvas desta segunda-feira (31).
Começando pela capital gaúcha onde uma tempestade atingiu a cidade na tarde de segunda-feira (31). As chuvas vieram acompanhadas de fortes rajadas de vento que superaram os 100 km/h e provocaram queda de árvores, destelhamentos e também corte de energia elétrica em algumas partes de Porto Alegre e até a formação de um tornado.
Alguns vídeos mostram a chegada da tempestade sobre a capital.
Anoiteceu em Porto Alegre pic.twitter.com/su5oLTnRLw
— Dieison (@dieisonts) March 31, 2025
Já no ABC Paulista outro temporal causou diversos pontos de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos. A cidade de Santo André foi a mais afetada pelas chuvas da tarde desta segunda-feira (31) que durou pelo menos 40 minutos.
Por causa dos alagamentos as estações de trem tiveram que ser fechadas, o que prejudicou a volta dos trabalhadores às suas casas, a situação foi normalizada apenas por volta das 21h.
Moradores registram tornado em Porto Alegre
A tempestade que assolou a capital gaúcha na tarde de ontem (31) foi provocada pelo encontro da massa de ar frio, proveniente do avanço de um sistema frontal sobre o Rio Grande do Sul, com a presença de uma massa de ar quente que estava sobre Porto Alegre.
De acordo com a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a temperatura máxima na capital chegou aos 34,9°C. Além disso, a tempestade chegou acompanhada de fortes rajadas de vento que alcançaram os 111 km/h, alguns moradores registraram o tombamento de um caminhão e a ocorrência de tornado sobre a cidade, veja a seguir.
Não só tromba d'água como tornado ️ foi observado em Porto Alegre hoje com a chegada da frente fria.
— Bruno Brezenski (@bbbrezenski) March 31, 2025
Quando digo que o RS é o epicentro dos extremos climáticos no mundo, algumas pessoas não acreditam.
Vai ter que acontecer muita bizarrice pra acordarem pra realidade. https://t.co/BpPsx1dKdb pic.twitter.com/hajKlsEUs5
Os tornados geralmente se formam a partir de super células, como esta que ocorreu em Porto Alegre na tarde de ontem (31), além disso mais alguns fatores são importantes para a ocorrência deste fenômeno:
- Instabilidade atmosférica: permite que a parcela de ar suba para camadas mais altas;
- Cisalhamento do Vento: A alteração da velocidade e direção do vento à medida que a parcela de ar se eleva na atmosfera, geralmente a velocidade aumenta de acordo com a altura.
A diferença da velocidade do vento conforme a altura provoca a formação de um tubo de rotação no interior da nuvem em posição horizontal que, com as correntes ascendentes e descendentes, se inclina e pode se alongar em direção ao solo, ao tocar a superfície ganha o nome de tornado.
Além do mais, a tempestade proporcionou a formação de uma tromba d'água sobre o Guaíba. O evento segue as mesmas características de um tornado porém ocorre nos oceanos, lagos e em cabeceiras de grandes rios.
️ Durante a tempestade desta segunda-feira (31), uma tromba dágua foi registrada no Guaíba, em Porto Alegre, impressionando moradores e motoristas que passavam pela região.
— O Bairrista (@O_Bairrista) March 31, 2025
O fenômeno é semelhante a um tornado, mas se forma sobre a água. Trata-se de uma coluna de ar pic.twitter.com/qUVIQzE30S
Para esta terça-feira (01) o tempo vai ficar mais estável sobre Porto Alegre, o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica pequenas chances de pancadas de chuva que não devem causar transtornos.
Ruas do ABC Paulista ficam alagadas depois de temporal
A atuação de outra frente fria, desta vez sobre o Sudeste, desencadeou a formação de um temporal sobre a região do ABC Paulista. Avenidas e ruas de Santo André ficaram totalmente alagadas após chuva de pelo menos 40 minutos, carros ficaram submersos em meio a tanta água.
️ Forte temporal com granizo atingiu a região do ABC na Grande São Paulo na tarde desta segunda-feira (31).
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) March 31, 2025
As chuvas provocaram alagamentos e interrupção da circulação de trens.
Fonte: Divulgação. pic.twitter.com/UX0XJRjFLT
De acordo com o INMET, as chuvas superaram a casa dos 90 mm em Santo André, na estação da Vila Bastos, por exemplo, o volume acumulado foi de 96,6 mm e de 91,3 mm na estação localizada no bairro Cidade São Jorge.
Nesta terça-feira (01), ainda há chances de temporais em boa parte do leste do estado de São Paulo. No ABC Paulista também fica o alerta para a ocorrência de novos eventos intensos.