Mais da metade dos relâmpagos no Reino Unido deste ano ocorreram em um dia

O fim da última onda de calor no Reino Unido, foi marcado pela ocorrência de relâmpagos, e a relação entre raios e a crise climática ainda está sendo analisada por pesquisadores.

Mais da metade dos relâmpagos no Reino Unido este ano ocorreram no domingo (14), de acordo com o Met Office. Fonte: JSirlin.

Nos últimos meses, a Europa enfrentou uma das mais intensas ondas de calor, quebrando recordes de temperaturas e afetando milhares de pessoas no continente, que foram afetadas por vários incêndios devido à seca.

O fim da última onda de calor no Reino Unido, foi marcado pela ocorrência de relâmpagos e trovões, após um longo período de altas temperaturas no sul.

Com temperaturas recordes e uma longa seca prevista, as fortes chuvas foram bem recebidas por muitos, mas também produziram chuvas torrenciais que resultaram em inundações e interrupções nas viagens.

Segundo dados do Met Office, o Reino Unido teve 49 mil relâmpagos só este ano. Destes, aproximadamente 26 mil foram apenas entre domingo (14) e segunda (15).

Segundo dados do Met Office, o Reino Unido teve 49 mil relâmpagos só este ano. Destes, aproximadamente 26 mil foram apenas entre domingo (14) e segunda (15).

Nosso estudo mostrou que no Reino Unido temos menos probabilidade de ver uma tempestade hoje do que a 30 anos'', afirma Ed Stone, cientista de observações do Met Office.

Embora tenha ocorrido um número desproporcional de trovoadas nesta semana, um estudo analisando dados de 1989 a 2019 mostrou uma diminuição de dias com trovoadas no Reino Unido. Além disso, o número de tempestades aumentou no norte do país e caiu no sul, sendo o verão, a estação mais movimentada.

Relâmpagos e raios ligados às mudanças climáticas

A relação entre raios e a crise climática ainda está sendo analisada por pesquisadores. Estudos de 2014 previram que a frequência de relâmpagos em todo o mundo aumentaria cerca de 12% para cada aumento de 1°C na temperatura global.

Ainda de acordo com Stone, entender mais sobre a frequência das tempestades, tem implicações importantes para aumentar nosso conhecimento sobre futuras mudanças climáticas e eventos severos.

As mudanças climáticas podem estar provocando mais relâmpagos em todo o mundo.

No Brasil, o aumento da incidência e intensidade de raios pode ser devido ao aquecimento global e ao crescimento dos grandes centros urbanos, de acordo com estudo do Atmospheric Electricity Group.

Um aumento de um grau celsius, aumentaria a frequência de relâmpagos em 12%, alertou a Universidade da Califórnia. Além disso, também foi verificado essa relação entre aumento da incidência de raios e mudanças climáticas na região do Ártico, segundo estudo publicado na Geophysical Research Letters.

Estudos indicam uma relação entre relâmpagos e as mudanças climáticas. Relâmpago a beira mar no Reino Unido. Fonte: Scott.

A urbanização, o aumento da população e um clima mais quente, garantem uma intensificação da exposição humana ao risco de raios. Estudos na Índia, indicam que haverá um aumento na frequência e na intensidade dos relâmpagos até o final deste século, e as áreas costeiras podem estar em maior risco.

Análises realizadas na Índia, estabeleceram uma ligação entre tempestades ciclônicas sobre o mar durante a estação pós monção, que estão conduzindo relâmpagos sobre a região costeira e continental do país.

A atividade dos raios está positivamente correlacionada com as temperaturas da superfície em curtos períodos de tempo e, devido às projeções de um clima mais quente no futuro, uma das principais questões é qual será o impacto do aquecimento global iminente sobre raios, tempestades e outros climas severos.

A distribuição dos raios está diretamente ligada ao clima da Terra, que é impulsionado pela insolação solar. O aquecimento diário e sazonal das massas continentais resulta em grandes flutuações de temperatura, o que influencia a estabilidade atmosférica e o desenvolvimento de tempestades.

Os padrões de tempestades não podem ser alterados, mas a proteção é uma das principais opções disponíveis, com sistemas de detecção de raios atuando como a única maneira confiável e consistente de emitir aviso de raios. Assim, ao implementar medidas simples, como sistema de detecção de raios e aterramento em edifícios, pode-se evitar acidentes.