Japão registra 41,1°C e empata um recorde de temperatura anterior

Apenas dois anos após o recorde de temperatura no Japão, o mesmo valor foi registrado em 17 de Agosto. Ondas de calor extremas que ocorriam uma vez a cada meio século agora são quase todos os anos.

Calor extremo
O calor extremo por tanto tempo deixa milhares de pessoas hospitalizadas.

A Organização Meteorológica Mundial confirmou esta semana que o Japão repetiu o recorde absoluto de temperatura com 41,1°C em meio a uma onda de calor muito intensa, agravada pelos altos níveis de umidade que são típicos em grande parte das ilhas, especialmente durante o verão.

O registro dessa temperatura ocorreu na cidade costeira de Hamamatsu, cerca de 260 quilômetros a sudoeste de Tóquio. De acordo com o The Japan Times, essa temperatura é igual à registrada em 23 de Julho de 2018 em Kumagaya, prefeitura de Saitama. Por sua vez, a Agência Meteorológica do Japão havia informado que a onda de calor se estenderia por pelo menos mais uma semana.

A onda de calor que está afetando grande parte do Japão foi destacada pelo grande número de dias com máximas acima de 35°C. Os valores de umidade acompanharam a massa de ar quente o tempo todo, fazendo com que a sensação térmica ultrapassasse confortavelmente 45°C.

Onda de calor sem fim

A temperatura recorde registrada em Hamamatsu é precedida por uma alta de 40°C no dia anterior. Segundo um dos relatórios divulgados pela Agência Meteorológica do Japão, as condições que geram altas temperaturas vão continuar. De fato, estima-se que temperaturas acima dos valores médios se manterão pelo menos durante o mês de Setembro.

Os registros de temperatura no Japão estão sendo reiterados com frequência crescente. A agência meteorológica está testando um protocolo de alertas de calor intenso, para poder lançar alertas de temperaturas extremas em todo o país. Essa informação pode salvar muitas vidas.

Esse patamar de temperatura era raro antes do ano 2000, e tinha que voltar aos anos 1940 para encontrar um evento de calor semelhante a este ano. Mas depois daquele ano, a recorrência desses tipos de ondas de calor aumentou para uma a cada dois ou três anos. O ano de 2019 teve a maior temperatura média desde que há recordes e 2020 está a caminho de superá-la.

A pegada da mudança climática

A comunidade meteorológica japonesa está convencida de que essas mudanças notórias na recorrência de ondas de calor extremas mostram que as mudanças climáticas estão ajudando a criar condições que dão origem a esse tipo de evento extremo. Não são mais eventos excepcionais, mas ondas de calor extremas e extensas que ocorriam de uma vez a cada meio século a uma vez a cada dois anos, ou até menos.

Calor mortal
As pessoas procuram qualquer alternativa para suportar o calor, apesar das medidas necessárias para o COVID19.

Por exemplo, a temperatura que agora ocupa o segundo lugar, cerca de 40,2°C, foi registrada em 2013 em Shimanto, prefeitura de Kochi. No caso da onda de calor deste ano, seu nível de gravidade fez com que cerca de 10 pessoas perdessem suas vidas, de acordo com dados oficiais. Desde 9 de Agosto, cerca de 6.700 pessoas tiveram que ser hospitalizadas devido a graves problemas de saúde associados ao calor extremo.

Esse tipo de onda de calor ocorre quando altas pressões bloqueiam a chegada das frentes frias do norte, e o vento sudeste predominante coincide com o traçado da ilha, reduzindo o efeito marítimo.