Itália: vulcão Stromboli entrou em erupção na última quarta-feira

No início da tarde de 19 de maio, um aumento na atividade explosiva foi observado em Stromboli. Os vídeos da erupção são espetaculares.

Em 19 de maio de 2021, começando às 14h47, um aumento na atividade explosiva foi observado na área da cratera norte de Stromboli, um vulcão localizado perto das Ilhas Eólias na Itália. A informação foi comunicada pelo Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia - Observatório Etneo (INGV - OE).

O vulcão produziu, de acordo com o INGV, pouco antes das 15h, um fluxo piroclástico que atingiu a linha costeira, evoluindo para o mar por mais de 1 km. Uma nuvem de cinzas se formou e atingiu uma altura estimada de cerca de 1, 5-2 km acima nível do mar. A coluna de cinzas acima do vulcão era visível a vários quilômetros de distância. Abaixo, a erupção vista de Panarea.

Fluxos piroclásticos de menor intensidade ocorreram a partir das 15h02 até cerca de 15h35, produzindo nuvens modestas de cinzas e material grosso quente que atingiram a região costeira. Abaixo, o vídeo do fluxo piroclástico filmado da ilha e que envolveu a área de Sciara del Fuoco.

Nas imagens abaixo, o sobrevoo da ilha de Stromboli pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros de Catania para monitorar o evento. A última erupção do vulcão Stromboli ocorreu em julho de 2019 com maior intensidade.