Inteligência artificial: ChatGPT conseguiu salvar a vida de um cão

Um border collie chamado 'Sassy' no Reino Unido não teve um diagnóstico preciso. O seu dono recorreu ao ChatGPT e lá encontrou a resposta para o que se passava com o seu animal de estimação.

Border collie Sassy inteligência artificial ChatGPT
O Border collie chamado 'Sassy' já está muito bem de saúde graças à inteligência artificial. Foto: @peakcooper via Twitter.

A inteligência artificial, e em particular a recente chegada do modelo de linguagem ChatGPT-4, continuam a dar que falar nestes meses em que se questionam os benefícios, mas também os grandes dilemas que coloca para o futuro.

Recentemente, contamos aqui na Meteored Brasil como o próprio Sam Altman, atual CEO da empresa OpenAI e criador dessa linguagem, admitiu em uma entrevista "estar um pouco assustado" diante da melhora exponencial que esse tipo de inteligência artificial vem tendo.

Mas, também há boas notícias sobre este assunto, e a mais recente tem a ver com um diagnóstico preciso que permitiu a salvação de um cão no Reino Unido.

Como o ChatGPT ajudou a melhorar a saúde do cão?

A história começa quando o Border collie chamado 'Sassy' foi diagnosticado com uma doença transmitida por carrapatos, que estava causando anemia. Com o tratamento que foi feito, o cachorro começou a apresentar melhoras, mas depois de alguns dias teve uma recaída. Embora os novos exames não tenham revelado a presença de carrapatos, a anemia era bem pior, segundo o portal El Comercio.

O veterinário não conseguiu encontrar um diagnóstico preciso, então avisou seu dono (que contou o caso no Twitter através de sua conta @peakcooper) para esperar e ver o que acontecia.

Não lhe pareceu a melhor alternativa, pelo que decidiu procurar uma segunda opinião, junto do ChatGPT. Desta forma, ele apresentou em detalhes o que estava acontecendo com o cachorro, juntamente com os resultados dos exames de sangue.

Para começar, o ChatGPT explicou que não era veterinário, mas apresentou uma teoria do que poderia estar acontecendo. No final de tudo isso foram oferecidos diferentes diagnósticos. Quando solicitado a desenvolvê-los, o proprietário fica com anemia hemolítica imunomediada (AIHM), ou seja, autoimune. Tudo isso com a ajuda do GPT-4, já que o GPT-3.5 não poderia oferecer esse tipo de resposta.

Com a informação, agora a dona do cachorro decidiu visitar um segundo veterinário, que achou lógico o diagnóstico. Após a realização dos exames de sangue correspondentes, foi detectado que o animal de estimação apresentava granularidade nos eritrócitos, o que confirmou anemia hemolítica.

Inteligência artificial usando ChatGPT salvou a vida do cachorro Sassy

Sem o diagnóstico de inteligência artificial, o cachorro teria que esperar por mais desenvolvimentos para saber o que estava acontecendo, o que poderia ter afetado significativamente sua saúde.

O dono disse que a cadela está se recuperando totalmente e credita o rápido diagnóstico que a IA foi capaz de fazer para manter sua vida.

"Não sei por que o primeiro veterinário não conseguiu fazer o diagnóstico correto, seja por incompetência ou má gestão. O GPT-3.5 não conseguiu localizar o diagnóstico adequado, mas o GPT4 foi inteligente o suficiente para fazê-lo. Não consigo imaginar como serão os diagnósticos "diagnósticos médicos daqui a 20 anos", disse o usuário no Twitter.

Até hoje, tanto o dono quanto o animal de estimação estão de boa saúde e agradecem ao ChatGPT. A IA melhorou muito com sua atualização GPT-4, porém ainda apresenta imprecisões, portanto não pode substituir com total certeza o diagnóstico de um especialista.