Incrível! Descoberto exoplaneta em forma de bola de rugby

Sua forma particular se deve às fortes forças de maré entre o planeta e sua estrela hospedeira. As observações foram feitas pelo telescópio espacial Cheops da Agência Espacial Europeia.

Exoplaneta rugby
A estrela em torno da qual este exoplaneta gira tem temperatura semelhante e cerca de 1,7 vezes o tamanho do nosso Sol.

As observações feitas pelo telescópio espacial Cheops da Agência Espacial Europeia (ESA) concluíram a presença de um exoplaneta com formato semelhante ao de uma bola de rugby.

O exoplaneta WASP-103b é considerado o primeiro com formato oval a ser descoberto.

Segundo os pesquisadores, ele está localizado na constelação de Hércules e tem esse aspecto oval porque foi deformado pelas fortes forças de maré entre o planeta e sua estrela hospedeira WASP-103.

“Este exoplaneta demora menos de um dia para dar a volta à sua estrela e sua forma é mais parecida com a de uma bola de rugby do que com a de uma esfera”, diz Jorge Lillo-Box, pesquisador do Centro de Astrobiologia (CAB, CSIC-INTA), que participou da elaboração deste estudo, cujos resultados foram publicados nesta terça-feira (11) na Revista Astronomy & Astrophysics. “Nós teorizamos sobre essas deformações planetárias, mas esta é a primeira vez que verificamos isso com observações”.

A ação das forças das marés

Na Terra, as marés nos oceanos se devem principalmente aos pequenos puxões que a Lua exerce sobre nosso planeta ao orbitá-lo. O Sol também faz o mesmo, porém, sua grande distância da Terra o impede de causar deformações significativas na superfície terrestre.

Neste caso, a estrela em torno da qual este exoplaneta gira tem uma temperatura semelhante e é cerca de 1,7 vezes maior que o nosso Sol. Por sua vez, o exoplaneta é um planeta gigante gasoso com quase o dobro do tamanho de Júpiter e 1,5 vezes a sua massa.

De acordo com os astrônomos, essa proximidade tão grande pode causar marés monumentais, que deformam o exoplaneta e o fazem ter aquela forma alongada característica.

Usando novos dados do telescópio espacial Cheops da ESA, combinados com dados anteriores obtidos pelo telescópio Espacial Hubble e pelo telescópio Espacial Spitzer, a comunidade astronômica conseguiu detectar como as forças de maré deformam o exoplaneta WASP-103b, dando-lhe uma forma oval. Esses dados foram complementados com imagens de alta resolução espacial do instrumento AstraLux, no Observatório Calar Alto (Almería), graças aos quais a origem do sinal foi confirmada.

Mistérios em torno da descoberta

A descoberta do WASP-103b ainda tem mistérios não resolvidos. As interações de maré entre uma estrela e um planeta do tamanho de Júpiter tão próximo devem fazer com que o período orbital do planeta diminua, aproximando-o gradualmente da estrela antes de ser finalmente engolido por ela.

No entanto, as medições do WASP-103b parecem indicar que o período orbital pode estar aumentando e que o planeta está se afastando lentamente da estrela. Isso indicaria que, além das forças de maré, deve haver outro fator que está influenciando o planeta.

“A equipe levantou a possibilidade da presença de uma estrela companheira que poderia afetar a dinâmica dos movimentos do sistema ou tornar a órbita levemente elíptica”, afirma David Barrado, pesquisador do CAB. “Não conseguimos confirmar ou refutar essa possibilidade, por isso será necessário realizar mais observações do sistema para desvendar o que está fazendo com que o planeta se afaste da estrela”.