Impacto impressionante de um raio em uma praia na Itália

Um raio caiu em uma praia entre Diano Marina e San Bartolomeo a Mare, na província de Imperia, na Ligúria (Itália). Não houve consequências, mas o medo foi grande. Veja aqui o vídeo.

Momentos de medo pela queda de um raio, na Ligúria (Itália), em uma praia entre Diano Marina e San Bartolomeo a Mare, na província de Imperia. O impacto ocorreu no dia 31 de agosto e felizmente não afetou as pessoas, pois com o avanço da tempestade e como era noite, a praia estava quase vazia naquele momento. Nos vídeos divulgados nas redes sociais, o momento do impacto é visto a uma curta distância de duas pessoas. Um salva-vidas, que começava a recolher os equipamentos da praia, estava a poucos metros do impacto, salvando-se 'por um triz', de acordo com o que foi noticiado pelo site de notícias IVG.it.

O homem explicou, para o mesmo site, que estava na praia para continuar com a sua tarefa de vigilância e assistência aos banhistas. Nos últimos dias, na Itália, houve fortes tempestades, com 'downburst' e granizo.

Houve também muitos relâmpagos, que fizeram vítimas e deixaram vários feridos nas montanhas, num período de final de verão em que muitas pessoas praticam esportes ao ar livre. O evento mais dramático aconteceu no dia 26 de agosto, quando duas pessoas morreram atingidas por um raio nos Alpes de Turim, enquanto andavam de bicicleta na montanha. No dia seguinte, três pessoas ficaram feridas por um raio nas montanhas Gran Sasso, nos Apeninos centrais.

youtube video id=kATLcflqmFs

Após esses eventos, a mídia e as autoridades lembraram os locais a serem evitados em caso de raios e vários guias foram publicados. Entre as principais orientações, está a de que você deve encontrar abrigo em um algum local fechado. Se você estiver ao ar livre, por exemplo nas montanhas, deve evitar possíveis alvos (árvores, postes), em geral aqueles objetos pontudos que se projetam de um ambiente circundante mais baixo. Mesmo uma única pessoa em um lugar grande e plano, como um gramado ou praia, pode ser um alvo porque forma uma saliência acima do solo.

Um mapa de previsão de raios está disponível no site e app da Meteored, que nos dá uma ideia das áreas que podem ser afetadas nas próximas horas e dias.