Imagens fascinantes! E assim que foi o eclipse solar na Antártica

O primeiro fim de semana de dezembro teve um luxuoso show astronômico, o esperado eclipse solar total foi visto no amanhecer da Antártica. Revisamos os melhores vídeos e fotos tirados das remotas bases argentinas no continente branco.

Eclipse total do sol Antártica Base Belgrano II
Da Base Argentina Belgrano II foi possível aproveitar perfeitamente o momento com a companhia de um céu claro, tirando fotos e vídeos espetaculares do eclipse. Créditos: Santiago Kyanka.

O tão esperado último eclipse de 2021 finalmente aconteceu, não foi apenas fascinante por ser um eclipse solar total, mas porque a cena de onde pôde ser observado é maravilha.

Conforme planejado, neste sábado, 4 de dezembro, por volta das 4h30 (horário do Brasil), uma parte do continente branco repentinamente escureceu novamente por um período de menos de dois minutos. Neste momento, centenas de turistas em luxuosos cruzeiros pelas geladas águas antárticas, voos especialmente programados para o evento, e cientistas de bases antárticas conseguiram presenciar um momento incrível, e também capturá-lo para compartilhar com o resto do mundo. Aqui vamos conferir as melhores fotos.

Monitoramento do Eclipse e medições importantes

A Dra. Adriana Gulisano, doutora em Física e chefe do departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto Antártico Argentino (IAA), em conversa com a Meteored Argentina afirmou que: “fariam todo o possível para registrar o fenômeno para fins de divulgação científica nas bases: Orcadas, Belgrano II e San Martín ”.


Eclipse total do Sol Antártica Base Belgrano II
Imagens tiradas durante o eclipse solar no ponto de observação da Base Argentina Belgrano II na Antártica. Créditos: Santiago Kyanka.

Gulisano disse que “todos da equipe das nossas bases estão avisados e atentos ao evento, uns estão na zona de totalidade e outros não, mas veremos tudo o que poderão registar. Após o evento e com os dados dos magnetômetros, esperamos que a ionização da alta atmosfera seja afetada pelo eclipse, portanto os magnetômetros devem registrar uma variação”, explicou a Meteored Argentina.

Os pesquisadores "melhor localizados" para ver o eclipse total

Lembre-se de que um eclipse solar ocorre quando o disco lunar visto da Terra coincide com a posição do Sol no céu. A Lua cobre total ou parcialmente nossa estrela quando a contemplamos de certos pontos da Terra. A projeção da sombra da Lua ocorre sobre uma pequena região do nosso planeta, os sortudos que estão naquela área poderão observar o eclipse.

É justamente nessa pequena área da totalidade que trabalham os pesquisadores que integram o IAA da Base Antártica das Orcadas. Como já falamos detalhadamente na publicação anterior, naquele arquipélago da Ilha Laurie estava a posição ideal (com 100% de ocultação) para ver o grande acontecimento astronômico, portanto os cientistas argentinos teriam muita sorte!

Lembremos que no dia 4 de dezembro o Sol nasceu às 2h33 (horário brasileiro), então às 3h20 o show começou, e teve seu momento de ocultação máxima entre as 4h08 e as 4h09, quando o dia escureceu completamente por alguns instantes .

Conforme divulgado nas redes sociais do IAA, o biólogo Agustín Biasotti, o guarda florestal Alejandro Rey, o Caçador do Exército Damián Galván e o Subchefe da Base Ariel Masutti partiram na sexta-feira das instalações da base das Orcadas Antárticas em busca de um elevado lugar para montar um acampamento para capturar imagens do eclipse.

Infelizmente, a meteorologia do local tornou-se adversa, a nebulosidade abundante permaneceu na hora marcada e os impediu de ver o eclipse solar total, de qualquer forma, tiraram fotos e demonstraram seu amor pela ciência com suas ações.

Avistamento bem-sucedido na Base Belgrano II

Ao contrário do que aconteceu na Base das Orcadas com a nebulosidade, da Base Argentina Belgrano II, os pesquisadores puderam aproveitar perfeitamente o momento com a companhia de um céu limpo, tirando fotos e vídeos espetaculares que você pode ver em suas redes.

Nesse ponto do mapa, a porcentagem coberta do disco solar era de 99% às 4h33 AM a uma altura de 19,9° acima do horizonte.

Em um vídeo, o capitão Ramón Eduardo Arguello junto com Santiago Kyanka do IAA (que fez as imagens espetaculares que estão circulando pelo mundo), explica que a Base Antártica Conjunta Belgrano II é a mais meridional que a Argentina tem no continente branco, que é localizado no Nunatak Bertrab ao sul do Mar de Weddell.

Convidamos você a ficar ligado nas notícias da Meteored, pois em breve publicaremos os resultados científicos obtidos a partir das observações e medições feitas durante este eclipse.