Eclipse solar total ocorrerá em dezembro de 2021

Começa a contagem regressiva para o grande eclipse total do Sol em 4 de dezembro. Contudo, este será um evento atípico, pois a região favorecida para sua observação é a Antártica! Te contaremos aqui quais os horários, os pontos de observação e outras informações interessantes.

Eclipse total de Sol diciembre 2021
O último eclipse solar de 2021 será total e poderá ser visto completamente no dia 4 de dezembro na Antártica.

Do calendário de eclipses de 2021 já ocorreram três: dois da Lua (um total e um parcial), sendo que o último aconteceu recentemente, em 20 de novembro, e um terceiro que foi o eclipse Solar anular, em 10 de junho. Agora, estamos em contagem regressiva para saber onde e quando ocorrerá o último eclipse do ano, que será total.

O eclipse será na Antártica!

Sim, desta vez o Sol nos encontrará na Antártica, um lugar tão espetacular quanto inóspito. O ano de 2021 se encerra com um dos mais maravilhosos eventos astronômicos, que acontecerá no sábado, dia 4 de dezembro. Este eclipse solar total só será totalmente visível na Antártica, e a posição ideal para vê-lo é na região do Mar de Weddell.

O primeiro local a ver o início do eclipse parcial começa às 5h29 UTC (2h29 AM hora Brasil). O eclipse total começa às 7 UTC. O eclipse máximo ocorrerá às 7:34 UTC (ou seja, às 4h34 AM hora Brasil). A fase de totalidade pode ser vista por 1 minuto e 54 segundos e estará bem na orla do continente Antártico, ao norte da plataforma de Gelo Filchner-Ronne.

Pontos de observação

O eclipse poderá ser avistado de forma total desde a Antártica e parte dos oceanos Atlântico, Pacífico e Antártico; enquanto em uma parte muito pequena do leste da Terra do Fogo (Argentina) e do sul do Chile, as Ihas Malvinas, alguns pontos da Austrália, da Nova Zelândia, África do Sul e Namíbia verão um eclipse solar parcial por alguns minutos.

Eclipse total de Sol diciembre 2021
Mapa detalhado da rota do eclipse Solar de 4 de dezembro de 2021 na Antártica. Imagem: timeanddate.com

No caso da Terra do Fogo, se o tempo permitir um céu limpo na área de trânsito, poderá ser visto um eclipse parcial fraco, e apenas no extremo leste da província, por exemplo, na Iha dos Estados, com cobertura de 27% do disco solar. Para este local, a hora do eclipse parcial máximo será após o nascer do sol, às 4:42 AM (hora local).

Eclipse com obstáculos

O clima no Oceano Antártico e na Antártica não é nada fácil. Além das baixas temperaturas, ventos fortes e uma paisagem totalmente congelada e isolada, esta área não se caracteriza pela frequência de dias claros, que é justamente o mais importante quando se trata da observação desse fenômeno.

Além disso, este eclipse ocorre em uma época difícil do ano para a parte mais meridional do planeta. Isto porque no início de dezembro (recém iniciado o verão meteorológico no Hemisfério Sul) a quantidade de gelo marinho presente ainda é importante, e considera-se uma data precoce para visitar as Ihas Orcadas do Sul, por exemplo. No entanto, as condições mudam a cada ano.

Uma dificuldade adicional para a observação é que o eclipse próximo à hora do nascer do Sol, então sua altura será muito baixa, por isso é altamente recomendável procurar um horizonte livre de obstáculos na direção sul-sudeste.

Só para os sortudos

São oferecidas três opções para poder testemunhar este eclipse solar particular: de forma “terrestre” desde a calota polar de Borne, por mar através de um navio de cruzeiro, ou do ar em um vôo especial. Esta última opção é a que melhor se adequa no caso de a nebulosidade tentar estragar os planos dos entusiastas, e é também a única alternativa das três que quase pode garantir que enxergarão o eclipse, além de ser a "menos" cara. Tomar um desses voos exclusivos para o eclipse com vistas maravilhosas varia de 10 mil a 28 mil euros.

A opção “terrestre”, que na verdade é da camada de gelo, tem uma perspectiva meteorológica bastante aceitável, custa em torno de 38 mil euros e consiste no vôo de avião que leva você diretamente de Ushuaia na Argentina ou Punta Arenas no sul do Chile, até o Glaciar Unión na Antártica, de onde pode ser observado.

Eclipse total de Sol diciembre 2021
Acampamento Glaciar Unión na Antártica. Créditos: a quem corresponder.

Por último, existe a opção marítima desde um cruzeiro especial ou iate de expedição. Esta via tem alguma mobilidade pela qual aumentam as possibilidades de observação do eclipse. Neste caso, os valores sobem de 21 mil a 78 mil euros.

Os sortudos que podem realizar qualquer uma dessas opções não só terão uma experiência incrível se conseguirem ver o eclipse solar total, mas também serão acompanhados por um dos cenários mais fascinantes do planeta, rodeado por uma paisagem única e extraordinária, como é o continente branco.

Fique atento à seção de notícias da Meteored Brasil, para se manter informado sobre o último eclipse solar do ano.