O polêmico iceberg retangular na Antártica

A NASA publicou semana passada a foto de um iceberg retangular que deu o que falar. Obra alienígena? "Fake news"? Nada disso! Saiba mais sobre esse tipo de iceberg que nem é tão raro quanto parece.

O iceberg tabular não é tão incomum como se imagina. Créditos: NASA/Divulgação.

Na semana passada (16/10), a NASA divulgou a foto de um icebeg bem peculiar por seu formato geométrico quase perfeito. De interferência alienígena à fake news, muitas foram as teorias inventadas na internet sobre a existência desse bloco de gelo tão "perfeito" para ser natural. Mas apesar das dúvidas, a foto é real e o iceberg de 1,6 km de extensão e ângulos perfeitos foi formado naturalmente na região da Antártica.

Os icerbegs são blocos que se desprendem de plataformas de gelo, extensões do gelo continental sobre o oceano. A Antártica, por exemplo, é cercada dessas plataformas, que somam 1561 milhões de quilômetros quadrados, cerca de 11% de sua área total. Essas plataformas se partem normalmente próximo a suas bordas, onde tendem a ser mais frágeis. Como resultado, temos os blocos de gelo, ou iceberg, que se desprendem e flutuam livremente pelo oceano.

Nos acostumamos com a imagem do iceberg triangular, como uma montanha de gelo irregular na superfície e uma parte submersa mais irregular ainda - como o que afundou Titanic. No entanto, também existe o iceberg tabular que é largo e plano. Segundo a glaciologista Kelly Brunt, da Universidade de Maryland (EUA), esse tipo de iceberg não é raro e, apesar de seu formato plano em superfície, sua parte submersa, que equivale a 90% de sua massa, tende a ser irregular [entrevista para Live Science].

Kelly Brunt também explica que o formato do polêmico iceberg e sua proximidade à plataforma de gelo Larsen C indicam que ele deve ter se desprendido recentemente. Isso porque, ao longo do tempo, os efeitos do mar e vento tendem a erodir e suavizar suas bordas. A glaciologista afirma que, apesar de icebergs tabulares serem comuns, o formato retangular e os ângulos bem definidos do bloco registrado não é usual.

O Monitoramento de Larsen C

A foto foi tirada pela Operação IceBridge da NASA, através de um avião de pesquisa. A plataforma Larsen C, na península Antártica, virou notícia recentemente por sua ruptura em Julho de 2017. Nessa ocasião sem precedentes, um iceberg com 5,800 quilômetros quadrados se desprendeu de Larsen C. Este iceberg, nomeado de A68, tem sido o principal alvo das pesquisas da equipe da NASA.

A ruptura da plataforma de gelo na região favorece a perda de gelo continental antártico, uma vez que as plataformas atuam como barreiras entre o oceano e o continente. Existe uma grande atenção da comunidade científica ao evento de Julho de 2017 e suas consequências, principalmente com os impactos crescentes do aquecimento global nas regiões polares.