Canadá continua queimando em uma temporada de incêndios sem precedentes

Os incêndios florestais continuam queimando o Canadá, agora da costa oeste a leste do país. Milhares de pessoas tiveram que deixar suas casas, que foram destruídas pelas chamas, nesta temporada de incêndios que tem sido classificada como “sem precedentes”.

Incêndios Canadá
Os incêndios florestais continuam devastando grandes áreas do Canadá, provocando evacuações em massa.

O Canadá continua ardendo em chamas com grandes incêndios florestais queimando descontroladamente pelo país! Em maio noticiamos a triste situação da província de Alberta, no oeste do país, que havia entrado em estado de emergência devido aos incêndios. Infelizmente, quase um mês depois, a situação não mudou muito, os incêndios continuam sendo reportados na província de Alberta e agora queimam também nas províncias no leste do Canadá!

Esse é o caso de Quebec, onde cerca de 10 mil pessoas receberam ordens de deixarem sua cidade devido aos incêndios. Isso ocorreu na cidade de Sept-Iles, uma cidade na costa de Quebec, quando um incêndio avançou rapidamente, forçando a rápida evacuação da cidade. Cerca de 116 focos de incêndios florestais seguem ativos na província.

Este é um momento assustador para muitas pessoas de costa a costa - disse o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.

Até mesmo a pequena província da Nova Escócia, que é cercada pelas águas do Oceano Atlântico, foi duramente atingida pelos incêndios. Aproximadamente 200 casas foram destruídas pelo fogo e cerca de 20 mil moradores foram deslocados da capital da província, Halifax . O maior incêndio da província, o Barrington Lake Fire, na costa sul, queimou mais de 20 mil hectares, tornando-se o maior incêndio registrado na Nova Escócia!

Apesar de não serem incomuns, os incêndios no leste do Canadá geralmente são muito menores que os do oeste. Principalmente na província da Nova Escócia, onde a proximidade do oceano contribui para maiores taxas de umidade, o que desfavorece a ocorrência desses incêndios.

Porém, de acordo com meteorologistas da região, a falta de neve no inverno e uma primavera mais seca que o normal criaram condições muito secas no país, incluindo a porção leste. Essa condição de seca, combinada ao calor recorde que tem sido registrado pelo país e ventos intensos, criou condições favoráveis para a ocorrência e disseminação desses incêndios.

Os incêndios são mais comuns no oeste do Canadá do que no leste, portanto a atual situação enfatiza as condições climáticas cada vez mais extremas que o país tem enfrentado nos últimos anos!

O ministro da segurança pública do Canadá, Bill Blair, disse que a ferocidade da temporada de incêndios do início deste ano foi “sem precedentes”, com mais de 1 826 incêndios queimando 2,7 milhões de hectares de terra, o que equivale a mais de 5 milhões de campos de futebol, até o momento.

De acordo com o Copernicus da União Européia, as emissões de gases na atmosfera vindos desses incêndios foram uma das mais altas concentrações já registradas no Canadá em um mês de maio. Em todo o país, a área queimada pelos incêndios em 2023 é mais de 10 vezes a média normalmente queimada nesta época do ano, afirma o ministro da segurança pública.

Muitos dos incêndios seguem descontrolados pelo país. Militares foram enviados para combater as chamas e inclusive mil bombeiros vindos da Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Estados Unidos foram enviados para reforçar os esforços de combate a incêndios.

Pluma de fumaça chega aos Estados Unidos

A pluma de fumaça oriunda dos incêndios, principalmente da Nova Escócia, tem sido deslocada para sul, pela ação dos ventos, chegando aos estados do nordeste dos Estados Unidos! Na semana passada, a presença dessa fumaça provocou alertas de qualidade do ar no meio-oeste e nordeste dos Estados Unidos, como em Virginia e Maryland.

Nas imagens de satélite da tarde deste domingo (04) é possível enxergar a pluma de fumaça chegando a cidades como Milwaukee, Chicago, Indianápolis e Detroit, vinda principalmente dos incêndios que queimam na província canadense de Quebec.

Os modelos de previsão inclusive mostram que essa pluma de fumaça continuará atingindo os estados americanos do norte e nordeste, podendo inclusive atingir estados mais ao sul. Isso reforça o alerta de má qualidade do ar para essa região nos próximos dias.