Grande terremoto de magnitude 7,4 atinge as Filipinas e deixa ao menos 2 mortes; veja vídeos

Em meio a gritos de pânico, testemunhas do terremoto registraram imagens do medo vivenciado durante alguns segundos que pareceram intermináveis. Até o momento, foram confirmadas 2 mortes e vários danos a estruturas.

Apenas dez dias após o devastador terremoto de magnitude 6,9 que atingiu o norte de Cebu, nas Filipinas, em 2 de outubro, deixando 72 mortos e quase 300 feridos, a terra tremeu novamente neste país asiático.

Às 9h43, horário local, desta sexta-feira (10), um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a ilha de Mindanao, no sul das Filipinas. O epicentro foi localizado na costa, 43 quilômetros a leste do município de Manay, na província de Davao Oriental.

De acordo com o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia, o hipocentro estava localizado a uma profundidade de 23 quilômetros, amplificando seu impacto em terra.

Dois mortos e danos materiais consideráveis

Dadas as ondas iminentes geradas pelo terremoto, as autoridades emitiram um alerta de tsunami para várias províncias costeiras no sul das Filipinas, que foi estendido para partes da Indonésia e Palau.

Várias comunidades costeiras foram evacuadas imediatamente, embora o alerta tenha sido suspenso, pois o número de ondas que não ultrapassava o esperado foi dissipado.

No entanto, os danos são significativos: pelo menos duas pessoas morreram — vítimas de desabamentos parciais —, dezenas ficaram feridas e centenas de evacuados sofreram cortes de energia, rachaduras em casas e danos à infraestrutura pública, incluindo algumas importantes, como escolas, hospitais, aeroportos e estradas.

Além disso, o terremoto causou cortes de energia e o cancelamento de aulas e trabalhos em repartições públicas, exceto serviços de emergência, segundo as autoridades.

Presidente do país pede calma neste momento

Vídeos gravados por moradores da ilha mostram o horror que eles vivenciaram durante os 40 segundos que o terremoto durou.

Pessoas gritavam e tentavam se salvar; outras lutavam para manter o equilíbrio enquanto o chão tremia violentamente sob seus pés em momentos dramáticos.

Diante do pânico, o presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr., pediu à população que mantivesse a calma e ordenou uma resposta imediata das equipes de emergência, bem como evacuações preventivas nas áreas mais vulneráveis de Mindanao.

Grandes terremotos no Anel de Fogo do Pacífico

As Filipinas estão localizadas no Anel de Fogo do Pacífico, onde a interação entre placas tectônicas submarinas gera atividade sísmica recorrente. De fato, aproximadamente 7.000 terremotos são registrados na região a cada ano, embora a maioria seja moderada.

Entretanto, a recorrência de movimentos em larga escala chamou a atenção da comunidade científica para possíveis falhas não mapeadas ou zonas de tensão acumulada.