Google financia um sistema revolucionário de alerta de incêndios

A parceria entre o Google.org e a Universidade de Queensland está trabalhando no desenvolvimento do primeiro sistema de detecção e alerta de incêndios florestais em tempo real usando inteligência artificial.

Incêndios florestais na Austrália
O objetivo final é salvar vidas, propriedades e o meio ambiente.

Está sendo desenvolvido um sistema de detecção e alerta de incêndio florestal em tempo real, o primeiro no mundo a usar inteligência artificial (IA), graças a uma nova parceria entre a Universidade de Queensland (UQ) e Google.org, o braço filantrópico do Google.

Liderado pelo Professor Hamish McGowan do Faculdade de Ciências da Terra e Ambientais da UQ, o projeto planeja usar IA para rastrear o movimento de brasas e entregar projeções em tempo real imediatas de riscos extremos de incêndios florestais.

“O objetivo do nosso trabalho é, em última análise, salvar vidas, propriedades e o meio ambiente, proporcionando maior precisão na previsão de movimentos de incêndios florestais e alertando os membros da comunidade e o pessoal de emergência antes que eles ocorram. Se espalhem”, disse o professor McGowan.

Concessão milionária do Google

A doação de US$ 1.374 milhões do Google.org permitirá que os pesquisadores da UQ trabalhem em uma nova capacidade robusta de identificar e alertar locais a até 30 quilômetros a favor do vento da frente de incêndio que podem ser afetados, às vezes em áreas antes consideradas seguras.

Além do financiamento filantrópico do Google.org, os funcionários do Google terão a oportunidade de doar seu tempo para ajudar neste projeto.

O líder do site de engenharia do Google Austrália, Daniel Nadasi, disse que a UQ está traçando um novo caminho na detecção de incêndios florestais. "O Google.org tem o prazer de apoiar a equipe UQ para ajudar a resolver esse problema importante", afirmou ele.

O projeto vai beneficiar a Austrália ao identificar novas soluções de inteligência artificial para detectar incêndios florestais, logo no início e em tempo real, com o objetivo de proteger as comunidades, a flora e a fauna em risco”, acrescentou.

O recente 'verão negro' australiano

Pouco mais de dois anos se passaram desde os incêndios florestais do “verão negro” da Austrália que queimaram aproximadamente 186.000 quilômetros quadrados de terra.

Os impactos foram devastadores, com pelo menos 33 pessoas perdendo suas vidas e incêndios destruindo mais de 6.000 edifícios, além de matar ou deslocar cerca de três bilhões de animais.

Incêndios florestais na Austrália
Durante o "verão negro" da Austrália, eles queimaram aproximadamente 186.000 km2 de terra.

“Sabemos que os efeitos das mudanças climáticas estão causando eventos climáticos mais extremos, incluindo incêndios florestais em todo o mundo, e estamos empenhados em ajudar a encontrar soluções que podem diminuir o impacto”, disse o professor McGowan.

As consequências da temporada de incêndios florestais de 2019-20 também viram os custos de saúde relacionados à fumaça aumentarem significativamente. Ocorreram 429 óbitos prematuros relacionados ao tabagismo, além de 3.230 internações por doenças cardiovasculares e respiratórias e 1.523 atendimentos de emergência por asma.